Investigação encontra novas irregularidades em 7 modelos da Toyota no Japão
O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão divulgou na quarta-feira (31) os resultados de uma investigação sobre irregularidades na certificação de modelos de veículos da Toyota, necessárias para a produção em massa.
A investigação revelou que, além dos sete modelos anteriormente reportados pela Toyota, foram encontradas irregularidades em mais sete modelos adicionais, informou o jornal Asahi.
Inicialmente, a Toyota havia reconhecido irregularidades em sete modelos durante os testes de certificação e anunciou em 5 de julho que não havia outras irregularidades além dessas.
No entanto, o Ministério descobriu problemas em outros sete modelos (Prius α, Lexus RX, RAV4, Camry, Noah/Voxy, Harrier e Lexus LM) durante uma inspeção.
Por exemplo, no modelo Harrier, foi constatado que a empresa utilizou uma estrutura de porta diferente da produção em massa para o teste de colisão lateral com um poste.
A produção dos modelos Noah e Voxy foi suspensa na segunda-feira (29) devido ao novo escândalo, mas a montadora disse que ela será retomada na sexta-feira (2).
Em resposta às irregularidades, o Ministério emitiu uma “ordem de correção” à Toyota, exigindo uma reforma organizacional com base na Lei de Veículos Rodoviários.
Hirohisa Tsuruta, diretor do Departamento de Logística e Automóveis do Ministério, entregou pessoalmente o documento ao presidente da Toyota, Koji Sato, que se desculpou publicamente pelos transtornos e preocupações causados.
A Toyota também divulgou um comunicado expressando profundo arrependimento por não ter conduzido corretamente as atividades de certificação e pedindo desculpas aos acionistas e clientes pelos inconvenientes causados.
O escândalo envolve a obtenção fraudulenta de certificações necessárias para a produção em massa de veículos, chamadas de Katashiki Shitei (型式指定).
O Katashiki Shitei é uma certificação necessária antes que fabricantes de automóveis possam produzir e vender novos modelos. Ela assegura que os veículos atendam aos padrões nacionais em testes de colisão e emissões.
Novas irregularidades descobertas em 7 modelos da Toyota
(segundo o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão)
Foto: Divulgação
FONTE:ALTERNATIVA ON LINE