Janela Para o JapãoNotícias

Branqueamento generalizado de corais é registrado ao redor da ilha principal de Okinawa

A NHK teve acesso à informação de que pesquisadores da província de Okinawa, no sul do Japão, descobriram um branqueamento generalizado de corais em um local onde o mar é calmo e quente.

Uma equipe liderada pelo professor associado da Universidade de Ryukyus, Nakamura Takashi, pesquisou três locais na segunda-feira na cidade de Motobu, no norte da ilha principal de Okinawa.

Em uma área onde o mar é calmo, a temperatura registrada da água foi de 30,3 graus Celsius. O branqueamento foi confirmado na maioria dos corais nas águas rasas, de 2 a 4 metros de profundidade.

O branqueamento é um fenômeno no qual um tipo de fitoplâncton que coabita e fornece nutrientes aos corais morre à medida que a água do mar é aquecida.

Acredita-se que ocorra quando a temperatura da água permanece acima de 30 graus por certo período.

No mês passado, as águas ao redor de Okinawa tiveram as temperaturas mais quentes desde 1982, quando os dados com valor analítico foram disponibilizados pela primeira vez.

Nakamura diz que, se as temperaturas permanecerem altas e nenhum tufão se aproximar, mais corais branqueados provavelmente morrerão e o ecossistema do recife poderá entrar em colapso.

Ele diz que a escala do branqueamento pode ser comparada ao fenômeno de 1998, quando os corais ao redor da ilha principal de Okinawa foram devastados.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *