Janela Para o JapãoNotícias

Vários legisladores do governista PLD preparam-se para concorrer à presidência do partido

Vários políticos destacados do Partido Liberal Democrático (PLD) — maior legenda governista do Japão — dão sinais de que concorrerão na próxima eleição para a presidência da agremiação. O vencedor terá praticamente assegurado o cargo de novo premiê do país.

O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, anunciou quarta-feira que não concorrerá na eleição para presidente do PLD a se realizar em setembro. O cronograma definitivo vai ser decidido terça-feira em reunião do comitê eleitoral do partido.

O ex-secretário-geral da legenda Ishiba Shigeru deu a entender quarta-feira que concorrerá se conseguir as 20 indicações.

O atual secretário-geral do partido, Motegi Toshimitsu, demonstra atitude positiva quanto à participação no pleito. Ele se reuniu na noite de quarta-feira com o vice-presidente do PLD, Aso Taro, para discutir passos a tomar a partir da desistência de Kishida.

O ministro da Transformação Digital, Kono Taro, comunicou na semana passada a Aso — líder da facção à qual pertence — que planeja concorrer.

A ministra da Segurança Econômica, Takaichi Sanae, reuniu-se com legisladores do PLD que lhe são próximos.

Alguns políticos do partido manifestam expectativa de que concorram à presidência os ex-ministros do Meio Ambiente Koizumi Shinjiro e da Segurança Econômica Kobayashi Takayuki. Também mencionam o nome de Noda Seiko, que disputou a última eleição para presidente do Partido Liberal Democrático.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *