Janela Para o JapãoNotícias

Tepco marca teste de remoção de detritos em reator de Fukushima 1 para 22 de agosto

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), operadora da danificada usina nuclear Fukushima 1, diz que realizará, na quinta-feira, um teste de remoção de detritos de combustível de um dos reatores que sofreram colapso em 2011.

Os detritos são uma mistura de combustível nuclear fundido e partes da estrutura do reator. Estima-se que haja um total de 880 toneladas de tais detritos nos reatores nº 1, 2 e 3 da usina, que sofreram colapsos no desastre do terremoto e tsunami de 2011.

Diz-se que a remoção de detritos de combustível é a etapa mais desafiadora no descomissionamento da usina danificada, pois eles emitem níveis extremamente altos de radiação, o que dificulta o trabalho.

A Tepco e o governo japonês planejam iniciar o primeiro teste de remoção no reator nº 2. Na sexta-feira passada, a Autoridade Reguladora Nuclear do Japão emitiu um certificado confirmando a segurança após realizar uma inspeção pré-operação.

A Tepco iniciou uma verificação final na usina na segunda-feira. A operadora diz que, se nenhum problema for encontrado, planeja iniciar o teste na quinta-feira, colocando um dispositivo de remoção em um tubo que leva ao interior do envoltório de contenção do reator.

A maioria das partes do processo deve ser conduzida por meio de controle remoto. Espera-se que demore pelo menos vários dias para que o dispositivo chegue ao fundo do envoltório de contenção, onde estão os detritos de combustível. Acredita-se que, até que os detritos sejam carregados para o exterior do envoltório, o processo deve levar no mínimo uma semana.

As atenções agora estão focadas na remoção planejada e se ela será conduzida sem problemas, uma vez que o processo deveria ter sido iniciado em 2021 de acordo com o plano original.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *