Previsão é de condições atmosféricas instáveis em amplas áreas do Japão
A Agência de Meteorologia do Japão afirma que uma massa de ar quente e úmido que circula ao redor de um sistema de alta pressão no Pacífico está fluindo sobre o arquipélago japonês. Destaca que tais fenômenos desencadeiam condições extremamente instáveis.
O distrito de Shimizu, na cidade de Shizuoka, capital da província de mesmo nome, recebeu 317 milímetros de chuva nas 24 horas até as 5 da manhã de sexta-feira, o que excede em muito a quantidade de chuva média recebida para todo o mês de agosto.
Alertas de deslizamento de terra foram emitidos para algumas partes da província de Shizuoka.
Meteorologistas dizem que as condições atmosféricas na região de Tokai provavelmente permanecerão instáveis até sábado.
Também há previsão de chuvas localizadas extremamente fortes para o norte do Japão, já que é provável que um sistema de baixa pressão acompanhado de uma frente passe pela região.
O volume de chuvas nas 24 horas até a manhã de sábado pode chegar a 150 milímetros na área de Tokai e 120 milímetros nas regiões de Hokkaido e Tohoku.
Meteorologistas alertam que podem acontecer deslizamentos de terra e inundações em áreas baixas. Também notam que pode haver transbordamento de rios. Autoridades pedem cautela diante da possibilidade de raios, granizo e de fortes rajadas de vento semelhantes a tornados.
FONTE: NHK PORTUGUÊS