Pela segunda vez em Campinas, Mostra Japão confirma sucesso de público
Realizado nos dias 16, 17 e 18 de agosto, na Praça Arautos da Paz, no bairro Taquaral, em Campinas, a 23ª edição da Mostra Japão, o tradicional Festival Japonês organizado pela VHB Eventos, confirmou sucesso de público e pode fazer parte do calendário de eventos do município. Isso se depender da vontade da secretária municipal de Urbanismo, Carolina Baracat, e da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.
Presentes na cerimônia de abertura da Mostra Japão, no sábado (17), Carolina Baracat disse que Campinas é a “cidade do entretenimento e das culturas”. E agradeceu a presidente da Mostra Japão, Roseli Kanashiro, “por ter trazido um evento tão importante para Campinas”. “Trata-se de um evento acolhedor e em nome do prefeito, Dário Saadi, a gente está disposto que a Mostra Japão seja realizada todos os anos em Campinas”, disse a secretária, acrescentando que o festival “já se tornou um patrimônio cultural do município”. “Que venham muitos outros eventos com o apoio da Secretaria de Urbanismo e da Secretaria de Cultura e Turismo”, concluiu Carolina Baracat.
A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, reforçou as palavras de sua colega. Representando o chefe do executivo, a secretária agradeceu “todos que apoiaram a realização da Mostra Japão” e prometeu apoiar para que ela se torne um evento de calendário.
“A gente sabe a importância e o aprendizado que a cultura japonesa traz para nós, brasileiros, em termos de disciplina, dos regramentos e também da forma como eles tratam com respeito os mais idosos. A gente admira demais a cultura japonesa e um evento como esse, que mescla gastronomia, arte e cultura, é presente para Campinas”, frisou Alexandra Caprioli.
Ao jornal Nippon Já, a secretária destacou que a cultura japonesa está interligada em Campinas e tem uma representatividade muito importante até através do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas. “Esperamos sempre receber a Mostra Japão porque é um evento que divulga e celebra a cultura japonesa com arte e gastronomia, além de promover o congraçamento com a cultura brasileira”, disse Alexandra Caprioli, acrescentando que “a cultura milenar japonesa tem muito a nos ensinar”.
“Trata-se de um evento que agrega valores da cultura japonesa, que hoje a gente precisa muito cultivar desde a infância. Temos muito o que aprender com a cultura japonesa e ela já está sempre intrínseca com a brasileira”, afirmou a secretária, lembrando que Campinas é uma cidade de todos os povos. “E a cultura japonesa também tem um papel muito importante na economia”, comentou.
Realizado pela segunda vez em Campinas, a Mostra Japão ofecereu um panorama da cultura japonesa com o que há de melhor na gastronomia, oficinas culturais e apresentações artísticas. Durante os três dias de evento, o público compareceu em grande número para conferir as apresentações de taikô (tambores japoneses), danças típicas – como o bon odori – e shows com artistas renomados da comunidade japonesa como Sergio Tanigawa, Joe Hirata, Takeshi Nishimura, Rafael Yassunaga, Norton Miyasaki e Isadora Kataoka, além do Grupo Todos Nós, Banda Elisios e Concurso Cosplay com cerca de 30 candidatos.
A cantora Isadora Kataoka proporcionou um momento de rara emoção ao intepretar os hinos nacionais do Japão e do Brasil.
Estiveram presentes ainda na cerimônia de abertura o presidente do Nipo de Campinas, Denis Teruya; o presidente da Associação Okinawa de Campinas, Alexandre Kushi; o presidente do Nipo de Piracicaba, Pedro Mizutani; Norimiti Higa (do Higa Atacado), Luis Yabiku e o vereador Carmo Luiz, além do diretor de Esportes da Band, Carlos Batista.
Em nome da organização, Roseli Kanashiro agradeceu todos que tornaram possível a relização de mais esta Mostra Japão, em especial, o Nipo de Campinas, o poder público, apoiadores, voluntários, patrocinadores e bazaristas.
(Aldo Shiguti)