GeralMundo

Jovens assumem por um dia cargo de presidente da Assembleia Geral

Iniciativa estreou neste agosto com os estudantes Erik Ponomarev, da Rússia, e Fariha Akter, de Bangladesh; interações em Nova Iorque abordaram metas globais, questões de interesse juvenil; sessões de trabalho incluíram audiências com representantes internacionais e contactos com a mídia.

Estudantes secundários viveram a experiência como presidentes da Assembleia Geral da ONU por um dia. Com 15 anos de idade, Erik Ponomarev, da Rússia, e Fariha Akter, de Bangladesh, trabalharam horas no mesmo escritório que o atual líder do órgão, Dennis Francis, que ao recebê-los afirmou “bem-vindos, senhor e senhora presidente”.

A declaração foi feita antes de começar uma bilateral entre a presidência da Assembleia Geral e a liderança do Conselho de Segurança no mês de setembro. A dupla Ponomarev e Akter estava no primeiro de vários encontros agendados para o dia de trabalho que foi marcado por entrevistas e um almoço de trabalho.

Ambições, preocupações e papel dos jovens

Na jornada, os dois estudantes agiam para estar à altura da tarefa e estavam animados com a posição no centro da diplomacia mundial. Frequentando o 10º ano, eles fizeram parte da Academia Global de Líderes, um programa de imigrantes multilíngues para desenvolverem a capacidade de liderança e incentivar o envolvimento juvenil com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

Com o secretário-geral assistente da ONU para os Assuntos da Juventude, Felipe Paullier, Ponomarev e Akter também mantiveram um encontro de trabalho

© Departamento de Educação da Cidade de Nova Iorque/John Brown

Com o secretário-geral assistente da ONU para os Assuntos da Juventude, Felipe Paullier, Ponomarev e Akter também mantiveram um encontro que discutiu aspirações, preocupações e o papel dos jovens na formulação de políticas.

Paullier destacou estar evidente que existe ambição nas perspectivas dos dois jovens e felicidade por terem acesso a oportunidades e fazerem sua parte para que se alcancem os ODS quando “sua participação é essencial.”

Os dois escolhidos para desempenhar as funções de presidente da Assembleia Geral por um dia se destacaram num workshop de seis semanas por seus ensaios sobre o ODS 16 relacionado à Paz, Justiça e Instituições Fortes e o ODS 5 sobre a Igualdade de Gênero.

Geração com ideias próprias

Ponomarev ressaltou que a próxima geração tem ideias próprias e anseia alcançar “um grande progresso”.

A troca de ideias sobre o engajamento juvenil envolveu ainda o observador permanente adjunto do Sistema de Integração Centro-Americana, Sica, o presidente do Conselho Consultivo da Juventude do Programa da ONU para os Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, e o ex-embaixador da Organização Internacional da Juventude junto à ONU.

A presença dos estudantes nos compromissos do dia com o presidente da Assembleia Geral, Dennis Francis, marcava um momento de desenvolvimento pessoal e a estreia do novo programa do escritório deste órgão da ONU com jovens.

Mudança social, crescimento econômico e inovação tecnológica

Em entrevista coletiva, os três “presidentes” estiveram com a porta-voz Monica Grayley na Sala de Briefing de Imprensa. Ao lado de Dennis Francis, Ponomarev e Akter responderam perguntas de correspondentes internacionais acerca de sugestões para a presidência, como o tema seria tratado em conversa com amigos e questões ligadas às Nações Unidas.

No dia de presidência da Assembleia da ONU houve ainda espaço para outras intervenções com a mídia e uma reunião com o novo representante permanente do Quênia, Ekitela Lokaale.

Com a iniciativa, a ONU ressalta haver interesse constante e respeito em relação aos direitos dos jovens de promover uma participação eficaz na mudança social, no crescimento econômico e na inovação tecnológica.

ONU NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *