Festival de Cinema de Marília 2024 anuncia júri com grandes nomes do audiovisual
O tradicional Festival de Cinema de Marília, um dos pilares da cultura cinematográfica brasileira desde os anos 1960, anunciou os nomes que irão compor o júri de sua edição de 2024. O júri será presidido pela cineasta Marina Person, uma das figuras mais respeitadas do cinema nacional. Além de presidir o júri, Marina também irá receber uma homenagem em nome de seu pai, o diretor Luiz Sérgio Person, ganhador do Prêmio Curumim em 1968.
Além de Marina, a composição do júri deste ano reflete a diversidade e a riqueza do cinema brasileiro. Vinícius de Oliveira, ator que ganhou destaque ao interpretar Josué no aclamado “Central do Brasil” (1998), é um dos membros do júri. Além de ator, é também diretor, preparador de elenco e coach de atores, trazendo uma vasta experiência para a avaliação dos filmes da competição.
Outro nome de peso no júri é o de Virgínia Cavendish, atriz e produtora conhecida por seu trabalho em clássicos como “O Auto da Compadecida” e “Lisbela e o Prisioneiro”. Sua presença irá reforçar o compromisso do festival em valorizar o talento e a versatilidade dos profissionais do audiovisual.
O cineasta Anderson Bardot, formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), também integra o júri. Bardot é fundador da produtora Vale Encantado Filmes e tem se destacado no circuito internacional com seus curtas-metragens como “Procuro Teu Auxílio para Enterrar Um Homem”, vencedor do prêmio Curumim na edição do Festival de Cinema de Marília em 2023.
Completando o time de jurados, está Well Darwin. Produtor na DGT FILMES é diretor de cinema e membro do ICine. Já dirigiu e produziu cerca de cento e cinquenta filmes em longa, média e curta-metragem e acumulou dezenas de prêmios. Possui pesquisa teórica e prática sobre cinema experimental.
Além da exibição dos filmes participantes, o festival deste ano irá expandir suas fronteiras ao oferecer uma série de oficinas, ciclos de formação e rodadas de negócios. Essas iniciativas visam proporcionar aos participantes, oportunidades valiosas para o aprimoramento de suas habilidades, desenvolvimento de novos projetos cinematográficos e acesso a consultores experientes.
Cristiano Anechini, fundador da produtora Cinegoria e presidente do Clube de Cinema de Marília, destacou a relevância do festival para a cena cultural local e nacional. “O Festival de Cinema de Marília não é apenas uma celebração do cinema, mas uma plataforma vital para o desenvolvimento de novos talentos e para a preservação da rica tradição cinematográfica que começou aqui nos anos 1960. Este evento mantém viva a conexão da comunidade com a sétima arte e oferece a chance de formar novos espectadores e criadores” ressalta.
O festival, que acontece de 6 a 15 de setembro, é uma coprodução do Clube de Cinema de Marília e da produtora Cinegoria, é realizado por meio da Seleção Pública Edital nº 14/2023 da Lei Paulo Gustavo Estadual – São Paulo, e pela Seleção Pública Edital Nº 011/2023 – Audiovisual da Lei Paulo Gustavo Municipal de Marília – SP. Com um legado que transcende gerações, o Festival de Cinema de Marília continua a ser uma referência no cenário cultural brasileiro, atraindo a atenção de cinéfilos, cineastas e críticos de todo o país. Para mais informações sobre a programação completa e como participar das atividades do festival, acesse: www.festivalcinemamarilia.com.br e www.instagram.com/festivalcinemamarilia