Membro do conselho diz que Banco do Japão deve considerar novos aumentos nas taxas de juros
Um membro do conselho do Banco do Japão deu indicações de que o banco central deve considerar novas elevações nas taxas de juros, ao mesmo tempo em que leva em consideração fatores como aumentos salariais e investimento de capital.
Takata Hajime declarou, em um discurso na província de Ishikawa na quinta-feira, que se o Banco do Japão confirmar que as empresas continuam adotando tal atitude positiva, é necessário efetuar mais ajustes em sua política de afrouxamento monetário.
Em relação às grandes flutuações nos mercados de ações e de câmbio no início de agosto, Takata afirmou que é necessário observar os efeitos de perto.
O formulador de políticas do Banco do Japão também falou sobre a economia local da província de Ishikawa. A região no litoral do Mar do Japão sofreu enormes danos por causa de um grande terremoto no dia primeiro de janeiro.
Takata disse: “O Banco do Japão quer apoiar os esforços de reconstrução da população local, garantindo a estabilidade do sistema financeiro após a ocorrência de um grande desastre natural.”
FONTE; NHK PORTUGUÊS