Japão expressa preocupação com exercícios militares conjuntos de China e Rússia
O principal porta-voz do governo japonês declarou que Tóquio acompanha com grande preocupação os exercícios militares conjuntos planejados por China e Rússia.
Na segunda-feira (9), o Ministério da Defesa da China anunciou que as forças russas devem participar dos exercícios militares chineses no Mar do Japão e que a marinha chinesa deve participar dos exercícios navais da Rússia no Pacífico.
Em declaração a repórteres na quarta-feira, o secretário-chefe do Gabinete do Japão, Hayashi Yoshimasa, disse que é difícil avaliar quais seriam o intuito e a finalidade de tais exercícios.
Ainda ressaltou que, nos últimos anos, China e Rússia realizaram treinamentos conjuntos com embarcações militares e bombardeiros.
Ele disse que o Japão vê os exercícios programados como parte dos esforços para fortalecer a aliança militar entre os dois países.
Hayashi disse que o Japão deve continuar a coletar e analisar informações, além de fazer tudo o que for possível em suas atividades de monitoramento e vigilância.
FONTE: NHK PORTUGUÊS