Número de idosos e população idosa que trabalha atingem níveis recorde no Japão
Dados do governo japonês mostram que o número de idosos no país e o tamanho de sua população idosa que trabalha atingiram níveis históricos.
O Ministério do Interior e Telecomunicações divulgou os números antes de o Japão marcar o Dia do Respeito pelos Idosos nesta segunda-feira.
O ministério estima que, até domingo, o país tinha um recorde de 36,25 milhões de pessoas com 65 anos ou mais. Isso representa um aumento de 20.000 em relação aos dados do ano anterior.
Cerca de 15,72 milhões deles eram homens, enquanto cerca de 20,53 milhões eram mulheres.
Os idosos representaram 29,3 por cento da população japonesa, também um recorde.
Outra pesquisa do ministério mostra que a população trabalhadora idosa do país atingiu um recorde de 9,14 milhões no ano passado.
Isso significa que 25,2 por cento dos idosos tinham trabalho. A proporção foi de 52 por cento entre aqueles com idade entre 65 e 69 anos.
O número de homens idosos empregados diminuiu 40.000 em relação ao ano anterior para 5,34 milhões. Mas os números de pessoas do sexo feminino aumentaram em 50.000 para 3,8 milhões.
O ministério afirma que a população trabalhadora idosa continuará a se expandir devido à escassez de mão de obra e outros fatores.
FONTE: NHK PORTUGUÊS