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Débitos em cartão de crédito prosseguem mesmo após comunicação de uso indevido

A NHK tomou conhecimento de casos de fraude no Japão em que pessoas cancelam seus cartões de crédito após uso ilegal, mas continuam a ser debitadas por compras não realizadas.

Várias vítimas relataram casos à NHK. Uma mulher na faixa dos 60 anos, de Hokkaido, província da região norte do Japão, conta que, em junho, recebeu um e-mail com um link que parecia ser de demonstrativo de cartão de crédito on-line. Ao abrir o link para confirmar os débitos, ela acabou digitando dados do cartão na página que viria a ser um site de golpistas.

Depois ela foi informada de que os dados do seu cartão haviam sido utilizados para uso do Apple Pay — serviço de pagamentos sem dinheiro da fabricante americana.

Percebendo que havia sido vítima de um golpe, ela pediu à administradora que cancelasse o cartão de crédito. No entanto, o cartão ainda viria a ser usado para o débito de cerca de 1.700 dólares em mais de 30 transações em dois meses. Posteriormente, ela seria reembolsada pela administradora do cartão de crédito.

Uma grande quantidade de casos semelhantes vem ocorrendo no Japão.

Vítimas dizem ter se sentido apreensivas e estressadas por não conseguir impedir os débitos no cartão.

Normalmente, em pagamentos com cartão de crédito, os dados correspondentes a cada transação são transmitidos à administradora para confirmação da validade, mesmo em casos de uso de celular.

Contudo, em alguns sistemas de pagamento de pequenas quantias por aproximação, sem contato, as transações são concluídas sem comunicação imediata à administradora do cartão. O débito ao usuário é feito posteriormente. Acredita-se que, nos casos relatados, este sistema tenha sido utilizado.

Yamamoto Masayuki, especialista em sistemas de pagamento, explica: “As empresas de cartão de crédito sempre adotam mecanismos de detecção de golpes. Quando um novo método de fraude é utilizado, é difícil impedir inicialmente os crimes, mas cabe à empresa se esforçar para atualizar o sistema.”

Ele acrescenta que os usuários precisam verificar com muito cuidado os demonstrativos do cartão de crédito e entrar imediatamente em contato com a administradora caso constatem algo suspeito.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

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