Participações em lives marcam agenda de Nayara Mazini
A candidata do Psol pela prefeitura de Marília esteve presente em diferentes canais do YouTube
Não só nas ruas se faz política. É o que mostra Nayara Mazini (Psol) na disputa para ser a primeira prefeita mulher de Marília. A candidata tem utilizado as redes virtuais para se conectar com os eleitores, participando de entrevistas e debates promovidos por canais do YouTube. A variedade das identidades dos canais é surpreendente.
No dia 12/09, Nayara participou de uma livedo Iluminação da Mente, um canal mariliense no formato de podcast que trata de assuntos bíblicos, com o intuito de dialogar e dar orientações ao público cristão. Em meio aos questionamentos, a psolista afirmou que é necessário ter humildade para governar uma cidade e compreensão sobre a dor do próximo. “Eu venho para a política institucional pela dor”, afirmou em referência à luta pelo tratamento de sua filha especial.
O dia 16/09 foi marcado por duas sabatinas virtuais. A primeira foi organizada pela Associação Comercial e de Inovação de Marília (ACIM) junto ao Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília (CODEM), como parte da maratona de entrevistas que estão sendo realizadas com todos os candidatos à prefeitura da cidade. A candidata respondeu a perguntas voltadas à área de planejamento urbano, comércio e indústria locais. Demonstrou preparo na busca de soluções para o desenvolvimento urbano, como o cuidado aos cidadãos no que diz respeito a mobilidade, ampla e acessível, bem como incentivos ao comércio local e ao turismo.
A segunda reunião foi promovida por e para mulheres. O Coletivo de Mulheres de Marília, por meio de seu canal, realizou uma ampla sabatina com as duas candidatas a prefeita, com Lilian Miranda (PCO) junto à Nayara, além de candidatas a vereadoras do Psol, PT, PSB e Republicanos. Foi a oportunidade para que muitas pautas voltadas às necessidades das mulheres fossem colocadas por quem tem lugar de fala sobre o assunto, e que muitas vezes são ofuscadas pelo cenário majoritariamente masculino do mundo político.
Por fim, no dia 17/09, o canal de podcast Zonacurva, mídia independente de abrangência nacional, entrevistou Nayara Mazini, apresentando-a como a primeira candidata a uma prefeitura que já entrevistaram até então. Sua história de vida e de luta chamaram a atenção do canal, e os entrevistadores ressaltaram a atuação de Nayara na saúde pública, assim como o fato de ela ter dois filhos,citando a filha Letícia como uma criança com deficiência. Sua trajetória como pesquisadora da cannabis medicinal foi elogiada, oportunizando que Nayara relatasse a experiência de uso no tratamento de sua filha.