Japão iniciará negociações de Acordo de Parceria Econômica com os Emirados Árabes Unidos
O governo do Japão diz que concordou em entrar em negociações com os Emirados Árabes Unidos para um Acordo de Parceria Econômica (EPA).
Tóquio pretende impulsionar os laços com os Emirados Árabes Unidos visando garantir um fornecimento estável de petróleo. Os Emirados Árabes Unidos foram o segundo maior fornecedor da commodity para o Japão em termos de volume no ano passado, depois da Arábia Saudita.
O Japão também quer que tarifas sejam reduzidas ou abolidas para automóveis e autopeças. Atualmente, uma taxa de 5% incide sobre a maior parte dos itens. O Ministério da Economia, Comércio e Indústria afirma que as exportações relacionadas a automóveis representaram mais de 40% do valor dos embarques do Japão para os Emirados Árabes Unidos no ano passado.
Por outro lado, os Emirados Árabes Unidos querem diversificar seus setores industriais. O país tenta acabar com sua subordinação a uma estrutura industrial dependente de energia. Os Emirados Árabes Unidos são um grande produtor de petróleo que, nos últimos tempos, tem investido em fontes de energia renovável. O país estaria de olho na tecnologia japonesa para ajudá-lo a concretizar a descarbonização.
FONTE: NHK PORTUGUÊS