Principal partido da oposição do Japão escolhe Noda Yoshihiko como líder
Membros do Partido Democrático Constitucional, o maior partido oposicionista do Japão, escolheram Noda Yoshihiko como seu novo líder. Ele atuou como primeiro-ministro entre os anos 2011 e 2012.
Na segunda-feira, o partido realizou uma convenção especial em Tóquio para escolher sua liderança. Quatro candidatos concorreram ao cargo e Noda saiu na frente no segundo turno da eleição contra o ex-presidente do partido Edano Yukio. Legisladores do Parlamento, membros das assembleias locais e do partido em geral, bem como apoiadores, votaram.
Noda disse: “Estou determinado a assumir o governo. A batalha começa hoje. Independentemente de quem o Partido Liberal Democrático escolha como líder no dia 27 de setembro, uma eleição geral será, irrevogavelmente, realizada em breve. Então, vamos começar a nos preparar para essa luta hoje. De agora em diante, não temos ‘nenhum lado’. Vamos unir nosso partido para que possamos assumir o poder.”
Noda, de 67 anos, tem sido eleito por nove vezes, desde 1993, como membro da Câmara Baixa. Ele é da província de Chiba, vizinha a Tóquio. Ele serviu como primeiro-ministro do agora extinto Partido Democrático do Japão, após o terremoto e tsunami de março de 2011.
Noda fez um apelo por uma mudança de governo e pela maximização do número de assentos ocupados pelos partidos da oposição no Parlamento. Ele diz que quer dar um fim à política que envolve questões financeiras e às posições ocupadas por herdeiros. Ele também visa reduzir a desigualdade entre ricos e pobres e restaurar a classe média.
FONTE: NHK PORTUGUÊS