Blog: Por dentro da Assembleia Geral
Jovem médica de Portugal defende inclusão da resistência antimicrobiana na formação de todos os profissionais de saúde
Jovem médica de Portugal defende inclusão da resistência antimicrobiana na formação de todos os profissionais de saúde
Resistência antimicrobiana é pandemia silenciosa, diz vice-ministro de Moçambique
Ilesh Jani é vice-ministro da Saúde de Moçambique e participou no evento que adotou uma declaração política para o aumento substancial dos esforços para combater a resistência antimicrobiana.
O evento aconteceu em paralelo à Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. A grande ameaça à medicina moderna tem impactos em Moçambique. O país trouxe quatro propostas para abordar o problema global.
Entre as sugestões, o representante defende que haja mais fundos para investir nos esforços para conter o risco de desfazer décadas de progresso na medicina.
Brasil quer colocar resistência antimicrobiana como tema de “máxima importância” no G20
A Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde do Brasil, Ethel Maciel, representou o país na Reunião de Alto Nível sobre Resistência Antimicrobiana esta quinta-feira na ONU. Ela conversou com a ONU News sobre as prioridades do país, que é signatário da Declaração Política aprovada por consenso na abertura do evento.
Segundo ela, desde a pandemia de Covid-19, houve a utilização de antibióticos que não deveriam ter sido usados para tratar a doença e por isso o país está realizando o primeiro inquérito nacional de resistência antimicrobiana, para entender melhor os padrões de resistência.
A especialista destacou esforços para a “eliminação de algumas doenças que têm um forte componente de resistência a esses antimicrobianos, como a tuberculose e a malária”.
Ethel Maciel explicou que o Brasil agora está “usando a sua presidência do G20 para colocar esse tema como de máxima importância”. Até o final do mandato, o país pretende que o bloco emita uma declaração que afirma as mudanças climáticas e a resistência antimicrobiana como prioridades dentro da agenda de saúde do grupo, que reúne as 20 maiores economias globais.
FONTE: ONU NEWS