Janela Para o JapãoNotícias

Japão prevê mês de outubro mais quente que o normal devido a avanço lento do outono

A Agência Meteorológica do Japão divulgou nesta quinta-feira (26) a previsão do tempo para os próximos 30 dias, de 28 de setembro a 27 de outubro. O avanço do outono continua lento, e as temperaturas tendem a permanecer elevadas em todo o país.

Além disso, segundo o serviço de meteorologia Weathernews, existe a possibilidade de chuvas intensas devido à frente de outono e à influência de tufões.

Até outubro, espera-se que a alta pressão do Pacífico permaneça no sudeste do Japão, mantendo o clima quente. A corrente de vento, que normalmente sopra a oeste, deverá se posicionar mais ao norte, favorecendo a entrada de ar quente.

As temperaturas médias durante o mês tendem a ser mais altas que o normal em todo o país, especialmente em regiões como Kyushu e Hokkaido, onde as temperaturas podem subir significativamente após o dia 2 de outubro.

Embora a previsão aponte temperaturas acima da média, é importante lembrar que a média normal para o período é consideravelmente mais baixa que no verão. Por exemplo, enquanto a temperatura média máxima em Tóquio em agosto é de 31,9°C e no início de setembro é de 29,6°C, no início de outubro ela cai para 23,7°C. Mesmo com temperaturas mais altas do que o normal, não se espera que ultrapassem 30°C de forma contínua.

A alta pressão no Pacífico tende a manter a frente de chuvas de outono estagnada em áreas do oeste e leste do Japão, aumentando as chances de chuvas intensas nessas regiões. A quantidade de precipitação ao longo do mês pode ficar próxima ou acima da média nessas áreas.

Além disso, outubro, assim como setembro, é um mês propenso a danos causados por tufões, e já há sinais do surgimento de um novo tufão nas próximas 24 horas, exigindo atenção redobrada.

Foto: iStockphoto

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *