Ishiba planeja novo gabinete e cargos importantes do PLD
Ishiba Shigeru, o novo presidente do Partido Liberal Democrático, principal partido governista do Japão, está decidindo a formação de sua nova administração. O PLD anunciará oficialmente os novos executivos do partido na segunda-feira.
O ex-primeiro-ministro Suga Yoshihide está prestes a se tornar vice-presidente do PLD.
Ishiba planeja nomear o Presidente do Conselho Geral, Moriyama Hiroshi, como secretário-geral, e o Ministro das Finanças, Suzuki Shunichi, como presidente do Conselho Geral.
É provável que o ex-ministro da Defesa Onodera Itsunori seja nomeado presidente do Conselho de Pesquisa Política.
Já o vice-presidente do PLD, Aso Taro, está prestes a se tornar o principal conselheiro do partido.
Quanto aos cargos no Gabinete, Ishiba pretende escolher o ex-ministro da Defesa Iwaya Takeshi como ministro dos Negócios Estrangeiros e o ex-secretário-chefe do gabinete Kato Katsunobu como ministro das Finanças.
É provável que o ex-ministro da Defesa Nakatani Gen retorne ao cargo. O secretário-chefe do gabinete, Hayashi Yoshimasa, deve manter seu posto.
Fontes disseram à NHK que a ministra da Segurança Econômica, Takaichi Sanae, foi convidada a assumir o cargo de Presidente do Conselho Geral, mas ela recusou firmemente a oferta. Ela foi derrotada por Ishiba no segundo turno.
Ishiba formará seu novo gabinete depois de ser eleito 102º primeiro-ministro do Japão em ambas as Câmaras do Parlamento na terça-feira.
FONTE: NHK PORTUGUÊS