DestaquesGeral

Aumento de passageiros em Marília indica alto potencial do setor, defende Comtur

Análise do setor aéreo em pesquisa do Estado aponta que aeroporto local foi o segundo que mais cresceu em número de passageiros entre 2023 e 2024

Uma pesquisa do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), vinculado à Secretaria Estadual de Turismo (Setur/SP), divulgou uma pesquisa que apresenta os indicadores atuais do setor, apontando o Aeroporto de Marília Frank Miloye Milenkovich como o segundo maior do Estado em crescimento de passageiros, entre 2023 e 2024.

Foi um aumento de quase um quarto da demanda do ano passado, ou 25%, passando de 11.150 passageiros em 2023 para 13.992 passageiros neste ano. O crescimento em Marília supera os índices de Araçatuba (1,5%), Presidente Prudente (6,9%), São José do Rio Preto (3%) e Ribeirão Preto (5,4%).

Com uma área de embarque obsoleta, um único horário de voo por dia e apenas um destino, o Aeroporto de Marília, que já está sendo administrado por empresa privada, ainda oferece muito poucos atrativos para a promoção de uma grande demanda em volume de passageiros.

Tanto que os indicadores demonstraram que, mesmo sendo o segundo local que mais apresentou aumento de passageiros, Marília ainda fica em sexto lugar em volume total. Ou seja, ainda atrai menos do que os concorrentes. Araçatuba chega a 32.241, Presidente Prudente atinge 99.595 e Ribeirão Preto tem acumulado de 210 mil.

Para o presidente do Comtur, Ivan Evangelista, o Aeroporto de Marília está muito defasado e há muito tempo, tanto que já ofertou mais destinos e horários que atualmente, demonstrando que sua oferta foi reduzida e não ampliada nos últimos anos.

“Mas não por falta de público, mas sim de gestão eficiente, pois é preciso oferecer o que o público quer e não o que é mais cômodo para as companhias. Os clientes necessitam de horários que atendam suas agendas na cidade e os horários atuais da Azul, por exemplo, exigem maior disponibilidade de tempo das pessoas e, há de se considerar que a nossa conexão com SP é com passagem por Campinas” explicou.

Segundo ele, a pesquisa demonstra que a cidade tem demanda, mas que precisa oferecer mais opções de horários de voos e permitir que as pessoas possam vir trabalhar durante o dia em Marília e retornem no período noturno.

FONTE: JC MARÍLIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *