Por que o carimbo pessoal é tão importante no Japão? Veja como fazer o registro na prefeitura
Utilizado no lugar da assinatura no Japão, o carimbo (inkan) é solicitado em diferentes ocasiões. No caso de procedimentos mais importantes, como assinatura de um contrato e compra de imóvel ou carro, o carimbo a ser utilizado precisa estar registrado no Departamento de Registro Civil da Prefeitura de sua residência.
Há algumas regras para que o carimbo seja validado. A Prefeitura aceita apenas um carimbo por pessoa (com mais de 15 anos de idade) e as medidas da ponta devem ser entre 8 mm e 25 mm de diâmetro. No caso de quem possui o nome em kanji no Zairyu Card, várias combinações são aceitas com os caracteres.
É possível registrar o carimbo que contenha o nome e o sobrenome, apenas o nome ou apenas o sobrenome, ou ainda a primeira letra do nome e variações parecidas. Para quem não usa kanji no Zairyu Card, o carimbo pode ter o nome, nome do meio ou sobrenome em letras do alfabeto.
Essas regras podem variar de acordo com a cidade. Na maioria dos casos, não é aceito colocar ideogramas no carimbo por conta própria, se o nome não conter este tipo de escrita nos documentos ou no registro básico de residentes.
Antes de mandar fazer o carimbo, é importante consultar no balcão de atendimento da Prefeitura local sobre as normas e se está tudo em ordem para realizar o registro.
Registro do carimbo
Basta comparecer na Prefeitura com o carimbo dentro das normas e o Zairyu Card.
O registro é efetuado no mesmo dia da solicitação. Quando for necessário retirar o comprovante de registro (Inkan Shoumeisho/印鑑証明), o usuário pode solicitar o documento na Prefeitura ou retirar em uma máquina automática de qualquer loja de conveniência (nesse caso é preciso apresentar o My Number). Em geral, a taxa custa ¥200 (retirada na loja de conveniência) e ¥300 (na Prefeitura).
Troca ou perda do carimbo
Em caso de perda do carimbo, é necessário avisar a Prefeitura o mais rápido possível, como medida de segurança. O registro será invalidado e não será mais possível emitir um comprovante referente ao carimbo perdido.
Se o usuário desejar trocar o carimbo, também é necessário realizar um procedimento na Prefeitura. O antigo registro será anulado e o novo registro será efetuado.
Foto: iStockphoto
Texto publicado originalmente na edição 584 da revista Alternativa.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE