Falência da investidora que arrecadou ¥85 bi deixa 9 mil pessoas em situação desesperadora
Em 18 de outubro, a Exia LLC, instalada em Sumida-ku, Tóquio, recebeu do Tribunal Distrital de Tóquio a decisão de iniciar a falência e um advogado foi nomeado para gerir essa questão.
A dívida está atualmente sob investigação, mas aproximadamente 85 bilhões de ienes foram investidos por aproximadamente 9 mil pessoas.
Liderada pelo representante Kikuchi, que teria adquirido experiência como trader, a empresa oferecia empréstimos comerciais e imobiliários para pessoas físicas e empresas de investimento em capital privado. Acelerava o financiamento de investidores individuais e outros através de investimentos, atingindo um total acumulado de 10.112 investidores e um total de 56,1 bilhões de ienes, até 1.º de agosto de 2021, conforme anunciado pela empresa.
Além disso, as taxas de retorno divulgadas pela empresa no passado, foram de 97,4% em 2016, 43,8% em 2017, 44% em 2018 e 35,3% em 2019. Em 2020 foi de 38,3% e 18.4% em 2021, mantendo um nível elevado.
A partir do outono de 2021, a desconfiança em relação aos investimentos da Exia se espalhou nas redes sociais e em sites. Além disso, por volta da primavera de 2022, houve uma série de pedidos de reembolso de investimentos e capital próprio da empresa, levando a gestão ao caos, emergindo os problemas com os investidores.
Além disso, em 21 de junho de 2022, a Comissão de Vigilância de Valores Mobiliários anunciou que, no sistema atual, a solicitação de aquisição de direitos de adesão em uma sociedade de responsabilidade limitada não se enquadra no negócio de instrumentos financeiros, portanto, na perspectiva do investidor proteção, a aquisição de direitos de adesão em uma sociedade de responsabilidade limitada.
No que diz respeito à solicitação, foi proposto que medidas como a expansão do escopo de registro exigido pela Lei de Instrumentos Financeiros e Negócios Cambiais eram necessárias, e a medida entrou em vigor em outubro. A manutenção do esquema de negócios estava se tornando turva.
Por volta do verão de 2022, foi lançada uma equipe de advogados das contramedidas de danos da Exia e os processos judiciais com investidores começaram a ocorrer um após o outro, tornando-se um problema social. Além disso, a administração estava em crise quando a empresa anunciou repentinamente que mudaria a sua sede e o nome da empresa. O administrador da falência criou uma página web (https://www.exia-kanzai.com).
Investidores desesperados
Um casal que trabalhou duro e economizou 87 milhões de ienes investiu na Exia e agora se sente enganado. Os dois se casaram em 2017 e têm 2 filhos, por isso pensavam no futuro, como comprar uma casa e aumentar o patrimônio.
O casal foi apresentado à Exia por um amigo de confiança, em 2019, que também era investidor. Na época, ela anunciava “taxa de juros de 3% mensalmente, garantindo o valor principal”. Nessa ocasião, a empresa anunciou que tinha um total de 60 bilhões de ienes arrecadados de investidores em todo o país.
A esposa relata que no ano retrasado (2022), repentinamente não conseguia mais fazer nenhum saque. O marido lamenta profundamente por isso, pois ambos economizaram de seus salários de 15 anos de trabalho. A família vive o dia a dia com produtos em oferta para economizar tudo de novo.
FONTE: PORTAL MIE