Janela Para o JapãoNotícias

Japão perde ¥468 bilhões ao isentar 1,3 milhão de famílias que pegaram empréstimo do governo durante pandemia

Um levantamento da Auditoria Nacional do Japão revelou que 32% do valor que o governo concedeu como empréstimo a famílias afetadas financeiramente pela pandemia de Covid-19 não poderão mais ser recuperados, informou o jornal Asahi na quarta-feira (23).

O programa de empréstimo especial do governo concedeu ajuda de até 2 milhões de ienes por família, sem juros, totalizando 1,4 trilhão de ienes.

No entanto, 1,31 milhão de famílias ainda enfrentam dificuldades financeiras e o governo se viu obrigado a isentá-las da devolução, o que representa perdas de 468,4 bilhões de ienes.

A expectativa é que esse valor continue a crescer com novos pedidos de isenção.

O programa de empréstimo foi implementado entre 2020 e 2022, visando famílias de baixa renda e idosos, e flexibilizou as condições para acelerar a concessão, como a isenção de entrevistas e planos de apoio.

A Auditoria Nacional também identificou que algumas organizações sociais locais, responsáveis por administrar o programa, cometeram erros devido à falta de verificações adequadas, incluindo a concessão de empréstimos a beneficiários do auxílio subsistência (seikatsu hogo), que não eram elegíveis.

Em alguns casos, não houve acompanhamento ou visitas a domicílio para apoiar a reabilitação financeira dos beneficiários, contrariando as diretrizes governamentais.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar atribuiu esses problemas ao fato de que, na época, as condições para a concessão dos empréstimos foram flexibilizadas para acelerar o processo. Como resposta, a Auditoria Nacional solicitou que o Ministério ofereça suporte adequado aos beneficiários, e o Ministério se comprometeu a tomar as medidas necessárias.

Foto: iStockphoto

FONTE: ALTERNATIVA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *