Janela Para o JapãoNotícias

“Arubaito de ¥350 mil”: veja como criminosos recrutam jovens com ofertas suspeitas no Japão

Uma série de assaltos tem ocorrido na região Kanto, principalmente nas províncias de Saitama, Tóquio, Kanagawa e Chiba, e o conteúdo dos anúncios de “trabalhos ilegais” utilizados nos crimes foi revelado pela polícia a partir dos depoimentos dos suspeitos presos.

Os anúncios publicados nas redes sociais oferecem “arubaitos” suspeitos como “Transporte pessoas durante a madrugada. Recompensa: 50 mil ienes” ou “Trabalho para recuperar dinheiro desviado de uma empresa”, segundo a emissora NHK, e as autoridades policiais estão alertando as pessoas para que ignorem essas ofertas de trabalho.

Desde agosto deste ano, mais de 30 pessoas, incluindo os que executavam os crimes, os que atuavam como vigias e os que recolhiam o dinheiro, foram presas em uma série de crimes na região Kanto envolvendo “trabalhos ilegais”.

Os assaltos a residências estão se tornando cada vez mais violentos. As vítimas são amarradas e agredidas, e três dos executores chegaram a matar um idoso em Yokohama (Kanagawa).

De acordo com informações obtidas em entrevistas com autoridades envolvidas na investigação, os anúncios incluíam frases como:

  • “Temos trabalhos com pagamento imediato”
  • “Recompensa: 350 mil ienes. Trabalho de recuperação de dinheiro desviado de uma empresa”
  • “Transporte de documentos. Pagamento diário a partir de 50.000 ienes”.

A polícia acredita que os “recrutadores” responsáveis por reunir os membros que executam os crimes oferecem recompensas consideráveis, mas a maioria das pessoas que foram presas não recebeu o valor prometido.

O chefe da Divisão de Segurança Pública da Polícia Metropolitana, Ken Ninomiya, enfatizou que não existem trabalhos que ofereçam ganhos altos de forma fácil, e que é essencial nunca se candidatar a essas ofertas.

Ele alertou que, mesmo que a pessoa se candidate, ao ser direcionada para aplicativos com alto nível de sigilo, ou ao ser solicitada a enviar informações pessoais, como fotos, carteira de motorista ou endereços familiares, deve perceber que algo está errado. Ninomiya pediu que as pessoas nunca enviem informações pessoais.

Ele explicou que, ao enviar essas informações, os criminosos podem ameaçar fazer mal à família para forçar a pessoa a participar do crime.

Nesse caso, ele orienta a procurar a polícia imediatamente, que garantirá a segurança da família. Ninomiya também afirmou que a polícia prenderá qualquer pessoa envolvida em “trabalhos ilegais”, mesma que ela tenha entrado no esquema de forma ingênua, e apelou para que as pessoas desistam de se envolver nessas atividades.

Foto: Reprodução/NNN
Homens que foram presos por executar assaltos após se candidatarem para ofertas suspeitas

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *