Janela Para o JapãoNotícias

Japão: para evitar sufocação, idosos devem comer mochi em pedaços menores no Ano Novo

O ano novo já está chegando e muita gente deverá comemorar. Mas há um problema que pode até causar a morte de idosos nesse período, que é o consumo de mochi, bolinhos de arroz típicos da data. 

A morte ocorre por engasgamento, pela dificuldade que os mais velhos têm de mastigar o bolinho, graças à sua consistência. Então as autoridades pedem sempre para que as pessoas cortem o mochi em pequenos pedaços para não haver esse risco, publicou a Jiji Press.  

Segundo a Agência de Defesa do Consumidor do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, o número de idosos com 65 anos de idade ou mais que morreram sufocados por mochi nessa época foi de 363 em 2018, havendo uma queda para 298 em 2019, totalizando 661 mortes. 

Do total de mortes, 43% ocorreram em janeiro, mas 19% foram registradas no Réveillon.
Por faixa etária, o maior número de óbitos foi de 168 na faixa de quem tinha 80~84 anos, seguido por 160 dos que tinham 85~89 anos, e 108, entre os que tinham 75~79 anos. 

Segundo a Agência, a tendência de ser mais comum em idosos na faixa dos 80 anos de idade vem se repetindo todos os anos. 
O professor Takashi Shiga, especializado em medicina de emergência da Universidade Internacional de Saúde e Bem-Estar, explicou que os “idosos têm uma menor capacidade de engolir. Talvez o sabor do mochi seja reduzido, mas deve ser cortado em pedaços de menos de 1 centímetro”. 

Shiga prossegue: “Para evitar que esse pedaço grude no trato respiratório, quero que você beba chá ou mastigue muito bem.”
O professor acrescenta outro dado importante: “Não coma sozinho. É importante que as pessoas ao seu redor chamem uma ambulância imediatamente se houver algo de errado. O tratamento de primeiros socorros, como batidas nas costas, também é eficaz. Portanto, verifique o método de como proceder com antecedência.”

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *