Punições ficam mais severas para ciclistas bêbados ou distraídos com celular
A partir desta sexta-feira (1 de novembro), os ciclistas que forem flagrados pedalando sob a influência de álcool ou usando um smartphone enfrentarão punições mais severas, incluindo até prisão, sob a Lei de Trânsito Rodoviário revisada, noticiou o Asahi.
As autoridades revisaram a lei com base no fato de que tais comportamentos representam um alto risco de acidentes graves e já causaram mortes e ferimentos graves.
Prisão ou multa
Até então, quem andasse de bicicleta enquanto falava ou olhava para um smartphone era penalizado com multas de até 50.000 ienes (US$ 326).
A partir de agora, com a lei revisada, as punições serão mais pesadas, incluindo até seis meses de prisão ou multa de até 100.000 ienes.
Caso ciclistas nestas condições causem acidentes, eles estarão sujeitos a prisão por até 1 ano ou multa de até 300.000 ienes.
Muitos acidentes graves
De acordo com a Agência Nacional de Polícia, nos últimos cinco anos até 2023 foram registrados dois acidentes fatais e 100 casos de ferimentos graves nos quais ciclistas distraídos com seus celulares foram as partes primárias ou secundárias nas ocorrências.
Destes 102 casos, 21 envolveram ciclistas falando ao telefone, enquanto 81 casos foram vinculados a ciclistas assistindo a vídeos ou olhando para a tela de seus smartphones por outros motivos. Mais da metade dos ciclistas envolvidos tinha menos de 20 anos de idade.
Na capital japonesa, um cruzamento no distrito de Akihabara, teve o maior número de casos de ciclistas usando smartphone enquanto pedalavam.
Alcoolizados
Restaurantes também foram orientados a conscientizar seus clientes, já que andar de bicicleta sob influência de bebida alcoólica acarretará penalidades.
Até então, apenas os casos em que os ciclistas estavam embriagados e incapazes de andar com segurança eram penalizados.
Agora, o padrão para quem pedalar sob influência de álcool será o mesmo que para motoristas: uma concentração de álcool no hálito de 0,15 miligramas ou mais por litro.
A punição, no caso, inclui até 3 anos de prisão ou multas de até 500.000 ienes.
Aqueles que conscientemente servem álcool a alguém que pretende andar de bicicleta também estão sujeitos a penalidades.
Foto: iStockphoto
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE