Janela Para o JapãoNotícias

Mais de 280 itens alimentícios terão aumento de preços no Japão em novembro

A empresa de pesquisa Teikoku Databank anunciou que, em novembro, 282 itens de alimentos e bebidas terão seus preços elevados no Japão.

Os produtos mais afetados são alimentos processados, incluindo itens sazonais de Ano Novo e chocolates, com alta demanda no final do ano.

Para 2024, espera-se que cerca de 13 mil itens sofram aumentos de preço, uma quantidade menor do que os 32 mil itens ajustados em 2023.

Contudo, em 2025, mais de mil itens já estão previstos para reajustes. O relatório cita o aumento contínuo nos custos de logística, materiais de embalagem e salários, prevendo que 2024 possa superar os aumentos de 2023.

Dentre os itens que terão aumento em novembro, destacam-se alimentos processados, com 124 itens, seguidos por doces (91 itens) e temperos (58 itens), com uma média de aumento de 17%.

A principal causa do aumento é o custo elevado das matérias-primas (92,7%), afetando produtos como chocolate, café e soja. A alta nos custos de logística (68,5%) é atribuída a regulamentações de horas extras para motoristas de caminhão e ao enfraquecimento do iene (28,3%), além do aumento nos custos trabalhistas (26,6%) devido à escassez de mão de obra.

Foto: Reprodução/FNN

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *