Janela Para o JapãoNotícias

Japão corta previsão de crescimento do PIB após exportações limitadas

O governo do Japão reduziu a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o atual ano fiscal. O anúncio foi feito na sexta-feira (1) em razão do baixo desempenho das exportações, noticiou a Reuters.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos por um país em um certo período, representando assim a dinâmica econômica de um lugar, indicando um possível crescimento ou queda da economia.

Em suas estimativas revisadas, o Gabinete do Governo cortou sua previsão de crescimento do PIB ajustado pela inflação para o atual ano fiscal, que termina em março de 2025, para 0,7%, de 0,9% projetado em julho.

A nova previsão ainda está acima daquelas feitas pelo setor privado, para um crescimento de 0,5%. A projeção de crescimento para o próximo ano fiscal foi mantida em 1,2%.

Em geral, o governo japonês divulga a previsão de crescimento econômico em janeiro e a revisa por volta de julho.

O anúncio de uma revisão nesta época do ano é rara. Mas destaca a crescente pressão sobre a economia devido ao resfriamento da demanda global e ao consumo doméstico frágil.

O banco central do Japão decidiu manter as taxas de juros ultrabaixas na quinta-feira (31).

O órgão anunciou que os riscos em torno da economia dos EUA estavam diminuindo, sinalizando que as condições estão se encaixando para aumentar as taxas de juros novamente.

Porém, qualquer sinal de fraqueza prolongada na demanda global e doméstica pode desacelerar os planos do Banco do Japão de sair totalmente de uma década de condições monetárias fáceis.

As previsões de crescimento também servem como base para compilar o orçamento do estado.

O governo divulgou em nota o seguinte: “Como os preços altos estão afetando duramente os assalariados de baixa renda, medidas devem ser lançadas para ajudar a sustentar suas vidas.”

Representantes do setor privado no Conselho Econômico também pediram ao governo que implemente medidas econômicas eficazes e suficientes para ajudar a recuperar a força do consumo privado.

A administração do primeiro-ministro Shigeru Ishiba prometeu elaborar um grande pacote de gastos ainda este ano para amortecer o golpe no orçamento das famílias devido ao aumento dos custos de vida e apoiar a economia em geral.

Foto: iStockphoto

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *