A mais longeva da família imperial falece aos 101 anos
A princesa Yuriko de Mikasa era viúva de Takahito, príncipe Mikasa, o quarto filho do imperador Taisho e da imperatriz Teimei.
A princesa estava internada no Hospital Internacional St. Luke em Chuo-ku, Tóquio, desde 3 de março deste ano devido a um infarto cerebral e pneumonia por aspiração.
A dificuldade de movimentação dos membros direitos melhorou consideravelmente e os sintomas de pneumonia diminuíram, por isso foi transferida da unidade de terapia intensiva (UTI) para um apartamento do hospital para continuar o tratamento em cerca de 10 dias.
Como desenvolveu sintomas leves de pneumonia, foi novamente tratada na UTI por mais de três semanas, de meados de agosto ao início de setembro, e depois transferida para um apartamento para continuar o tratamento, em 8 deste mês. Nessa ocasião, a Agência da Casa Imperial anunciou que todas as funções de seu corpo estavam declinando.
Segundo informações da Agência da Casa Imperial, seu estado piorou desde 11 deste mês. Com o agravamento do seu estado, na manhã do dia 9, a sua neta, a princesa Akiko da família Mikasa, regressou às pressas do Reino Unido onde estava de visita. Desde então, recebeu visitas dos familiares e parentes.
A princesa Yuriko foi casada com o príncipe Mikasa, irmão mais novo do imperador Showa, falecido em 2016, há 75 anos, e no dia 4 de junho comemorou seu 101.º aniversário, tornando-se a integrante mais longeva da família imperial desde a era Meiji.
FONTE:PORTAL MIE