Saúde

Médico mastologista da Santa Casa de Marília participa de curso sobre imersão completa em cirurgia plástica e de mama em Milão

12/11/2024

A Divisão de Cirurgia da Mama é a primeira do mundo em termos de operações e coopera diariamente com especialistas das Divisões que integram o Programa da Mama

O médico mastologista da Santa Casa de Marília, Carlos Alberto Giandon, participou do curso Full Immersion Breast and Plastic Surgery (Imersão completa em cirurgia plástica e de mama), de 4 a 8 de novembro, no IEO (Instituto Europeu de Oncologia), em Milão, na Itália.

O curso do IEO tem a missão de levar atualização e educação continuada aos cirurgiões da SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), por meio do Departamento de Relações Internacionais. Na oportunidade, foi possível a troca de experiências entre profissionais brasileiros e italianos 

“Esta imersão em cirurgia mamária, em um dos maiores centros de tratamento de câncer de mama do mundo, foi uma experiência única e pudemos absorver muitas informações importantes, que com certeza serão muito úteis para buscarmos cada vez mais a excelência”, disse Giandon, que também é membro da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Por meio desta parceria com o IEO, os profissionais da SBM puderam adquirir conhecimentos dentro de um processo educacional eficaz, além de potencializar o crescimento e a visibilidade da especialidade no Brasil.

O Instituto Europeu de Oncologia foi idealizado por Umberto Veronesi, que desenvolveu um novo modelo de saúde e investigação avançada no domínio da oncologia internacional. O instituto foi inaugurado em maio de 1994 e hoje é gerido por diretores de divisão e unidade de oito países europeus. A instituição tornou-se um hospital de pesquisa e centro de tratamento em janeiro de 1996.

O IEO é um centro oncológico abrangente dedicado à oncologia adulta, que integra prevenção, diagnóstico, tratamento e investigação com uma abordagem multidisciplinar. 

A Divisão de Cirurgia da Mama é a primeira do mundo em termos de operações e coopera diariamente com especialistas das Divisões que integram o Programa da Mama, sendo o trabalho em equipa multidisciplinar a base da excelência: isto é evidente nos estudos clínicos realizados até agora e ainda em andamento. 

O Programa da Mama baseia-se numa abordagem pessoal concreta às mulheres com câncer de mama, com foco para a qualidade de vida das pacientes e das suas famílias. De todas as colaborações, uma das mais importantes é com a Cirurgia Plástica e Reconstrutiva coordenada pelo Professor Mario Rietjens, renomado cirurgião oncoplástico mundial, responsável pela introdução da Oncoplástica no cenário brasileiro e fundador do Clube Alumni. 

A principal contribuição para a cirurgia mamária inclui a realização de todas as técnicas de remodelagem mamária imediata após cirurgia conservadora (a chamada cirurgia oncoplástica) e todas as técnicas de reconstruções mamárias totais (procedimentos imediatos e tardios), incluindo o uso de expansores de tecido ou implantes definitivos, latíssimo retalhos dorsais, retalhos TRAM e retalhos microcirúrgicos.

Além disso, novas abordagens também estão sendo desenvolvidas, como o uso de Matriz Dérmica Acelullar (ADM) associada às reconstruções mamárias com implantes. O uso da lipoenxertia também tem sido fortemente desenvolvido em nosso serviço; é mais frequentemente usado como um refinamento após a mama reconstrução mamária ou, em casos selecionados, para reconstrução mamária total exclusivamente com tecido adiposo. (Com informações do IEO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *