Janela Para o JapãoNotícias

Sexta-feira marca 47 anos desde sequestro de Yokota Megumi por agentes norte-coreanos

Sexta-feira marca 47 anos desde que a Coreia do Norte sequestrou a japonesa Yokota Megumi. Sua mãe Sakie, com idade avançada, está pedindo ao governo do Japão que faça o possível para que todos os sequestrados possam retornar para casa o quanto antes.

Megumi foi sequestrada aos 13 anos quando voltava da escola para casa na cidade de Niigata, no litoral do Mar do Japão, em 15 de novembro de 1977. Ela teria completado 60 anos em 5 de outubro.

Sakie disse em uma entrevista coletiva, na terça-feira, que é difícil acreditar que se passaram 47 anos. Afirmou que não tem palavras para descrever a frustração, e que está cética em relação à política, uma vez que nem todos os sequestrados foram resgatados mesmo depois de tanto tempo.

Ela declarou que a administração do primeiro-ministro Ishiba Shigeru deve dar prioridade máxima a salvar a vida dos sequestrados remanescentes.

O governo japonês diz que pelo menos 17 de seus cidadãos foram sequestrados por agentes norte-coreanos nas décadas de 1970 e 1980. Cinco retornaram ao Japão em 2002, mas os outros 12 continuam desaparecidos.

Somente dois pais dos sequestrados estão vivos: Sakie, de 88 anos, e Arimoto Akihiro, de 96 anos, cuja filha Keiko foi sequestrada em 1983 aos 23 anos, quando estava na Europa.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *