Shizuoka anuncia que cobrará pedágio dos escaladores do Monte Fuji
A província de Shizuoka planeja cobrar um pedágio das pessoas que escalarem o Monte Fuji a partir da próxima temporada, em 2025, com o objetivo de controlar o comportamento de risco de alguns praticantes de trekking, noticiou a NHK.
O governo de Shizuoka segue assim a mesma medida tomada pela província de Yamanashi, que tem uma das trilhas mais usadas pelos escaladores.
Yamanashi começou a cobrar de cada visitante 2.000 ienes na temporada deste ano, com o objetivo de controlar o número de pessoas que acessa o topo do vulcão e para lidar com o comportamento perigoso de alguns escaladores, que praticam o trekking noturno.
A província de Shizuoka já pediu para que os visitantes do Fuji pagassem 1.000 ienes voluntariamente para custear a preservação do meio ambiente.
A nova proposta da província é acabar com esse esquema e cobrar entre 3.000 ienes e 5.000 ienes por pessoa, como taxa de controle de entrada.
O valor exato do pedágio será definido após as autoridades ouvirem as opiniões das comunidades locais, acompanhando também o curso que a província de Yamanashi tomará em relação à temporada de 2025.
Em Shizuoka, as autoridades instalarão portões de pedágio na 5ª estação das três trilhas situadas na província.
A trilha mais popular, Fujinomiya, será fechada entre 16h e 3h.
O governo de Shizuoka informará as autoridades municipais e organizações envolvidas sobre seu plano em um futuro próximo.
Shizuoka pretende enviar um rascunho de portaria à assembleia provincial em fevereiro, para introduzir o pedágio da próxima temporada que começa em julho.
Sol no topo do vulcão
Muitos fotógrafos e cinegrafistas registraram na segunda-feira (18) o fenômeno “Diamond Fuji”, quando o sol e o Monte Fuji se sobrepõem.
Especialistas disseram que é possível observar ou registrar o belo espetáculo nos próximos dias em alguns pontos do país.
Como orientação para a extensão observável, apenas uma parte do lado oeste do Monte Fuji pode ser vista ao nascer do sol.
O pôr do sol pode ser visto em algumas áreas do lado leste do Monte Fuji.
Em cada caso, pode ser observado no lado sul quando está próximo do solstício de verão, e no lado norte quando está próximo do solstício de inverno.
Os melhores pontos de observação do “Diamond Fuji” ficam em Tóquio, Saitama e Chiba durante esta segunda quinzena de novembro.
Especificamente, nesta terça-feira (19), um ponto é ao redor da antiga Vila Murakawa, na cidade de Abiko (Chiba), e nesta terça e na quarta-feira (20) o outro ponto é o parque Zenpukuji, no bairro Suginami, em Tóquio.
É recomendado estar bem agasalhado para registrar o fenômeno.
Foto: Reprodução
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE