Diretora executiva do Instituto Benfazer visita Santa Casa de Marília e reitera parceria
Unidade hospitalar filantrópica mariliense participa do Programa Bonecos Terapêuticos desde 2021
A diretora executiva e fundadora do Instituto Benfazer, Carolina Fonseca, visitou a Santa Casa de Marília neste dia 18 de novembro e reiterou a parceria com a unidade hospitalar filantrópica mariliense.
O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, agradeceu a direção do Instituto Benfazer pelo apoio de sempre. “Isso tem ajudado bastante na recuperação das crianças atendidas pela nossa instituição. Temos orgulho em dizer que somos o primeiro hospital do Estado de São Paulo a manter esta parceria no Programa de Bonecos Terapêuticos”.
“Através dos nossos bonecos terapêuticos conseguimos resultados fantásticos, com a sensibilização da criança, que aprende sobre os procedimentos médicos brincando. Isso proporciona o envolvimento da família, facilitando o tratamento. Desenvolvemos este trabalho desde 2018, com sede em Londrina. Além dos estados do Paraná e de São Paulo, agora também estamos entrando com o nosso programa em Minas Gerais, mais precisamente na Santa Casa de Belo Horizonte”, disse Carolina Fonseca.
A diretora assistencial da Santa Casa de Marília, médica oncologista pediátrica Renata Trinca, que participa ativamente do Instituto Benfazer, inclusive ministrando palestras em treinamentos de equipes que trabalham com o Programa de Boneco Terapêutico, mencionou que o Programa Bonecos Terapêuticos foi implantado na Santa Casa há três anos. “Pretendemos ampliar esta parceria, já que tem sido muito importante para os tratamentos na nossa Pediatria. As crianças colocam gesso, soro e fazem outros procedimentos nos bonecos”.
O primeiro vice-provedor da Santa Casa de Marília, Luiz Antônio Orlando e o segundo vice-provedor, José Luiz de Carvalho, recepcionaram os representantes do Instituto Benfazer na sala de reuniões da diretoria do hospital.
O trabalho desenvolvido pelo Instituto Benfazer é baseado em uma metodologia dos Estados Unidos denominada Child Life Specialist, que visa a humanização do cuidado do paciente pediátrico dentro do ambiente hospitalar.