Chanceleres do Japão e da França concordam em iniciar novos diálogos sobre medidas contra terrorismo
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Iwaya Takeshi, e seu homólogo da França, Jean-Noel Barrot, concordaram em lançar uma estrutura para a realização de conversações lideradas por autoridades a nível de embaixador. O objetivo é promover a cooperação em medidas contra o terrorismo.
Na terça-feira, os chanceleres se encontraram na Itália, onde Iwaya participou de uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G7, o Grupo das Sete nações mais industrializadas.
Eles concordaram em promover a cooperação nas áreas de segurança, economia, ciência e tecnologia. Os esforços incluem acelerar as negociações para concluir um acordo destinado a facilitar os exercícios conjuntos entre as Forças de Autodefesa do Japão e o exército da França.
Quanto aos novos diálogos sobre medidas contra o terrorismo, eles concordaram em contar com a participação de pessoal de ministérios e agências relevantes e em realizar a primeira reunião no primeiro semestre do ano que vem, em Tóquio.
Os dois ministros das Relações Exteriores reconheceram que a segurança nas regiões do Euro-Atlântico e do Indo-Pacífico é inseparável.
Também confirmaram que vão trabalhar em estreita coordenação para lidar com as questões do Leste Asiático, da Ucrânia e do Oriente Médio.
FONTE: NHK PORTUGUES