Janela Para o JapãoNotícias

Promotor público pede desculpas pessoalmente a ex-condenado à morte no Japão

O chefe da Promotoria Pública Distrital de Shizuoka, província da região central do Japão, fez um pedido pessoal de desculpas a um homem de 88 anos absolvido em um novo julgamento de um caso de quádruplo homicídio, em 1966, depois de passar décadas no corredor da morte.

Na quarta-feira, Yamada Hideo visitou a residência de Hakamada Iwao na cidade de Hamamatsu e fez o pedido de desculpas. Yamada disse que os promotores lamentam profundamente o sofrimento indescritível que o ex-condenado e sua irmã tiveram que suportar. Ele acrescentou que os promotores não consideram mais Hakamada o culpado no caso, tendo aceitado sua absolvição.

Hideko, a irmã mais velha de Hakamada Iwao, esteve presente durante o encontro. Disse que ela e o irmão acreditam que foi o destino que lhes proporcionou a maneira como viveram nos últimos 58 anos. Hakamada Hideko acrescentou que, à esta altura, eles não culpam a Promotoria e estão muito felizes que a absolvição tenha sido finalizada.

Hakamada Iwao foi acusado de matar uma família de quatro pessoas na cidade de Shizuoka, em 1966. Sua sentença de morte foi finalizada em 1980. No entanto, ele se declarou inocente e buscou obter um novo julgamento.

Em setembro deste ano, o Tribunal Distrital de Shizuoka considerou Hakamada inocente em um novo julgamento. Em 8 de outubro, a Suprema Promotoria Pública anunciou sua decisão de não apelar. No dia seguinte, a Promotoria Pública Distrital de Shizuoka renunciou ao direito de apelar da absolvição de Hakamada Iwao.

FONTE: NHK PORTUGES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *