Saúde

Ciht da Santa Casa de Marília realiza captação de múltiplos órgãos

Em homenagem à doadora e aos familiares dela, foi feito um corredor humano com uma salva de palmas

A Ciht (Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes) da Santa Casa de Marília realizou captação de múltiplos órgãos. Os trabalhos tiveram início por volta das 23h do dia 26 de novembro e foram concluídos às 4h15 deste dia 27 de novembro. 

Equipe de hospital de São Paulo veio de helicóptero para buscar o coração, enquanto que o fígado foi encaminhado para receptor que aguardava pelo procedimento em hospital de Campinas. Os dois rins, as duas córneas e os ossos ficaram em Marília e a Central de Transplantes, que coordena a fila de espera de doação de órgãos, vai indicar os receptores.

Sob a supervisão da OPO (Organização de Procura de Órgãos), após a constatação da morte encefálica, confirmada após exames detalhados, seguindo todos os protocolos preconizados pela legislação vigente, as equipes, em trabalho conjunto, então retiraram coração, fígado, rins, globo ocular (para transplante de córneas) e ossos.

A doação aconteceu somente depois de abordagem da equipe da Ciht da Santa Casa de Marília e autorização do companheiro que mantinha união estável com ela há muitos anos.

Em homenagem à doadora e aos familiares dela, foi feito um corredor humano e quando da passagem do corpo todos os profissionais envolvidos fizeram uma salva de palmas.

Agradecimento especial foi feito pela coordenação da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes aos profissionais da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto e do Centro Cirúrgico, além de equipe multiprofissional da Santa Casa de Marília que atuou de forma intensa para o sucesso da captação dos órgãos a serem transplantados posteriormente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *