AMEI participa de SUMMIT do CBCP em Brasília
Durante esta semana, representantes da Associação Mariliense de Esportes Inclusivos – AMEI, estiveram em Brasília-DF, participando do SUMMIT do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP). O evento reuniu lideranças, atletas, técnicos, gestores, autoridades políticas com intuito de fortalecer o esporte paralímpico.
O evento aconteceu no renomado Centro Internacional de Convenções do Brasil e teve como objetivo tratar sobre a gestão do esporte paralímpico no Brasil. Foram abordados diversos temas, como Legislação Esportiva, Subsistema Clubístico e Fiscalização do TCU, Paradesporto Militar no Brasil, PIB do Esporte, Fé e Esporte, Certidão de Registro Cadastral do Ministério do Esporte, Captação de Recursos, Gestão Esportiva, Lei de Incentivo ao Esporte, Comunicação e Midia Esportiva.
Figuras importantes do esporte paralímpico nacional estiveram presentes, como o presidente do CBCP João Batista de Carvalho e Silva, o Secretário Nacional do Paradesporto, Fábio Augusto Lima de Araújo, o gerente de projetos sociais da FIFA, Diogo Netto, o Coordenador Geral de Gestão da Lei de Incentivo ao Esporte do MESP, André Luiz Magdalena, Diretor de Certificação do MESP, Cleyton Farias, a diretora de relações institucionais do CBCP, Rosinha Estrela. o Secretário Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, a medalhista de bronze em Paris, Verônica Hipólito, entre outros.
A AMEI marcou presença com seu presidente João Marcato, com a vice-presidente Ana Camila Freire e com o Gestor Levi Carrion.
O presidente da AMEI falou sobre a participação no evento.
– Voltamos muito animados e cheios de aprendizados, foram dias falando sobre a gestão do esporte paralímpico no Brasil e ficamos felizes de ver que estamos no caminho certo. Já temos a certificação 18/18 A do Ministério do Esporte, tão buscada pelas entidades, temos projetos aprovados e em execução pela Lei de Incentivo ao Esporte, executamos projetos em parcerias com as esferas municipal, estadual e federal. Tudo isso graças a uma gestão comprometida com o desenvolvimento institucional. Fizemos ótimos contatos e em breve traremos outros projetos para dentro da AMEI.
A vice-presidente, também comentou sobre a missão em Brasília. – A experiência foi muito rica, na segunda-feira (2) visitamos alguns Deputados Federais no Congresso Nacional e iniciamos o alinhamento de novos investimentos para a AMEI. Já o SUMMIT nos trouxe muitos conhecimentos e estamos animados para colocar em prática, temos trabalhado muito pelo desenvolvimento da AMEI e ficamos encantados pela maneira que fomos recebidos em Brasília, o futuro é muito animador– finalizou Ana Camila, advogada desportiva.
O CBCP é reconhecido pela legislação Brasileira como integrante do Sistema Nacional do Desporto, representativo das Entidades de Prática Paradesportiva de pessoas com deficiência que desenvolvem a prática de atividades paradesportivas de rendimento e a formação de atletas com deficiência. O Gestor da AMEI, falou sobre a importância do trabalho do CBCP.
– Não tenho dúvidas de que o CBCP veio para ser um divisor na história do esporte paralímpico nacional e em nome do seu presidente, João Batista, eu parabenizo toda a equipe pelo excelente trabalho que estão realizando apesar do pouco tempo de existência. Somos filiados desde o ano passado e o apoio do CBCP tem sido essencial para o nosso desenvolvimento.
Neste segundo semestre disputamos todas as competições de clubes, através do custeio do CBCP, que fez a locação de ônibus, compra de passagens aéreas, pagamento de diárias em hotéis e tudo sempre de muita qualidade. O respeito com que tratam os clubes e os atletas é maravilhoso e isso é fundamental. O esporte paralímpico é conhecido pela grande luta, tudo conquistado com muito sacrifício e o CBCP é mais uma dessas conquistas que vão colocar o esporte para pessoas com deficiências do nosso país em outro patamar – disse Levi Carrion, após o evento.
Neste final de semana as equipes de natação de atletismo da AMEI disputarão o campeonato brasileiro das respectivas modalidades, no Centro de Treinamento Paralímpicos Brasileiro, em São Paulo, com o apoio do CBCP.