Cidade de Nagoya adota iniciativa para incentivar as pessoas a não andar em escadas rolantes
A cidade de Nagoya, província de Aichi, região central do Japão, está colaborando com estudantes universitários em uma iniciativa visando incentivar as pessoas a parar de andar em escadas rolantes.
Na quarta-feira, a prefeitura de Nagoya revelou à imprensa como está conduzindo pesquisas conjuntamente com estudantes da Universidade de Osaka. A pesquisa faz uso de pôsteres para comparar as respostas das pessoas em duas situações.
No Japão, as pessoas costumam ficar paradas de um lado da escada rolante para que as pessoas com pressa possam passar pelo outro lado. Contudo, uma pesquisa realizada por uma associação de fabricantes revelou que cerca de metade dos acidentes envolvendo escadas rolantes resulta de “uso impróprio”, como, por exemplo, andar nelas.
A iniciativa de Nagoya teve início depois que a cidade promulgou uma lei, em outubro do ano passado, que proibia andar em escadas rolantes para evitar acidentes. Desde então, a cidade tem instado os usuários de escadas rolantes a permanecer imóveis dos dois lados.
Três tipos diferentes de pôsteres foram produzidos para a pesquisa, com base no conceito de nudging — arquitetura da escolha. A teoria foi elaborada para fazer com que as pessoas tomem determinadas ações, fornecendo-lhes informações apropriadas com base na economia comportamental.
Em alguns dos locais pesquisados, pôsteres são exibidos nas entradas das escadas rolantes, instando as pessoas a permanecer imóveis nos equipamentos lado a lado com amigos, familiares e parceiros. Em outros locais, nenhum desses pôsteres é exibido.
FONTE: NHK PORTUGUES