Número de bebês nascidos no Japão poderá ficar abaixo de 700 mil em 2024
O número de bebês nascidos no Japão em 2024 poderá ser de apenas 690 mil, de acordo com a estimativa recente de um especialista, caindo para menos de 700 mil pela primeira vez desde 1899, quando o governo começou a compilar as estatísticas.
As estimativas destacaram novamente a falha em impedir o declínio da taxa de nascimentos.
Koji Okuda, pesquisador chefe no Instituto DTFA, uma think tank econômica do Grupo Deloitte Tohmatsu, fez seus cálculos com base na preliminar October Vital Statistics divulgada pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar em 24 de outubro e outros dados.
O número de nascimentos de janeiro a outubro foi de 603.638, queda de 4,9% ante o mesmo período do ano passado.
A estimativa de Okuda, calculada ao usar dados como a taxa média de declínio de janeiro a outubro deste ano e nos últimos 10 anos, coloca o número de nascimentos de janeiro a dezembro deste ano em aproximadamente 720 mil em uma base preliminar, incluindo residentes estrangeiros no Japão, e cerca de 690 mil se o número é limitado a cidadãos japoneses.
De acordo com uma estimativa de gama média da população futura divulgada pelo Instituto Nacional de População e Segurança Social em 2023, o número de nascimentos no Japão cairá para menos de 700 mil em 2038.
Portanto, pode-se dizer que a taxa de nascimentos está caindo a um ritmo cerca de 14 anos mais rápido do que o esperado.
FONTE: PORTAL MIE