População teria caído cerca de 30% em 2 cidades da Península de Noto afetadas por desastres
Teria havido uma redução aproximada de 30% na população de duas cidades da província japonesa de Ishikawa que foram afetadas por um forte terremoto e chuvas torrenciais no ano passado. A estimativa é de uma empresa inovadora de alta tecnologia do Japão.
A LocationMind, firma criada por iniciativa de pesquisadores da Universidade de Tóquio, usou dados de localização anônimos de celulares fornecidos pela empresa japonesa de telecomunicações NTT Docomo para estimar mudanças populacionais nas cidades de Wajima e Suzu.
Conforme a análise, a população de Wajima teria caído 30% e a de Suzu, 37%. A estimativa compara números de dezembro de 2023 e de novembro do ano passado, isto é, antes e depois do terremoto.
A LocationMind calculou o número de indivíduos que permaneceram nas duas cidades por determinado tempo como residentes e acrescentou números potenciais para pessoas que não têm celular.
A estimativa de queda contrasta fortemente com estatísticas do governo da província, que contabiliza mensalmente a população dos municípios com base em diversos dados, como registros de residência. Por estas estatísticas, entre janeiro e novembro do ano passado, a população de Wajima e Suzu teria caído, cada uma, 9%.
Ponderando que algumas pessoas tenham deixado as cidades sem atualizar o registro de residência, a empresa LocationMind conclui que a população real provavelmente esteja diminuindo mais do que estima o governo provincial.
FONTE: NHK PORTUGUES