Okinawa deve entrar em estado de quase-emergência após registrar 600 casos de Covid nesta 4ª
O Japão está se preparando para declarar estado de quase-emergência na província de Okinawa devido a um aumento nos casos de coronavírus, talvez já nesta semana, disse o jornal Mainichi nesta quarta-feira (5).
Seria a primeira declaração desse tipo desde 30 de setembro, quando o Japão suspendeu todos os estados de emergência e quase-emergência que vigoraram durante boa parte de 2021.
O número de novos casos diários de coronavírus no Japão chegou a 1.268 na terça-feira, passando de 1.000 pela primeira vez em três meses, com 225 infecções em Okinawa, tornando-se uma das partes mais afetadas do país.
Os novos casos aumentaram para cerca de 600 nesta quarta-feira, informou a Okinawa Television, citando o governo da província. Essa seria a maior contagem diária desde 28 de agosto, quando o Japão estava no meio de sua quinta e maior onda de Covid-19 até o momento.
O Mainichi disse que o governador de Okinawa, Denny Tamaki, disse ao secretário-chefe de gabinete Hirokazu Matsuno na terça-feira que estava considerando solicitar um estado de quase emergência, que incluiria medidas como limitar o horário de funcionamento de restaurantes e bares.
Matsuno disse que o governo responderia prontamente, informou o jornal. Nenhum detalhe adicional foi dado.
Okinawa entrou na “sexta onda” do coronavírus, disse Tamaki a repórteres na terça-feira, observando o papel da variante Ômicron altamente transmissível na disseminação de infecções.
As infecções dentro das bases militares dos EUA na prefeitura continuaram a aumentar, acrescentou.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE