Janela Para o JapãoNotícias

Quioto planeja aumentar imposto de hospedagem em até 10 vezes mais

O prefeito de Quioto, Koji Matsui, anunciou na terça-feira (14) a intenção de aumentar o imposto de hospedagem, atingindo até 10 vezes o valor atual, com uma taxa máxima de 10.000 ienes por noite, informou a Kansai TV.

A justificativa é que turistas de hotéis de luxo têm maior capacidade de pagamento.

Desde a introdução do imposto há sete anos, todos os hóspedes pagam taxas que variam entre 200 e 1.000 ienes, dependendo do preço da diária. Em 2022, o imposto gerou um recorde de aproximadamente 5,2 bilhões de ienes.

O novo sistema dividirá as taxas em cinco faixas: 200 ienes, 400 ienes, 1.000 ienes, 4.000 ienes e 10.000 ienes. A taxa máxima se aplicará principalmente a hotéis de luxo.

A receita será destinada a iniciativas como monitoramento ao vivo de congestionamento em pontos turísticos, preservação de patrimônio cultural e paisagístico e soluções para “overtourism”, como a operação de ônibus expressos.

Alguns hotéis, como o Nikko Princess Kyoto, expressaram surpresa com o aumento e preocupação com o impacto nos custos totais para os turistas. Eles pedem uma comunicação clara da necessidade da medida.

O prefeito argumenta que, mesmo que o aumento afete a atratividade no curto prazo, beneficiará Quioto a longo prazo.

O professor Yosuke Yasuda, da Universidade de Osaka, acredita que a medida é eficaz para equilibrar as finanças da cidade e lidar com o “overtourism”, especialmente entre turistas estrangeiros que frequentam hotéis de luxo.

Com a nova taxa, a cidade estima uma receita anual de aproximadamente 12,6 bilhões de ienes, tornando-se o imposto de hospedagem mais alto do Japão.

A implementação está prevista para março de 2026, dependendo da aceitação por parte de turistas e empresas do setor.

Foto: iStockphoto

FONTE; ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *