Risco de um megaterremoto na Fossa de Nankai em 30 anos aproxima-se de 80%
Uma comissão de especialistas que orienta o governo do Japão sobre pesquisa de terremotos atualizou a estimativa do risco de ocorrência de um megaterremoto na Fossa de Nankai nos próximos 30 anos para cerca de 80%. A estimativa anterior ficava entre 70% e 80%.
Um megaterremoto de magnitude de 8 a 9 poderá ocorrer ao longo da Fossa de Nankai, situada ao largo da costa do Pacífico, diante de uma área entre as regiões central e sudoeste do Japão.
Todos os anos, a comissão divulga estatísticas, com data de 1º de janeiro, sobre a possibilidade de ocorrência de terremotos no fundo do mar em torno do Japão e ao longo de falhas geológicas ativas existentes em várias partes do país. Na estimativa, diz que a possibilidade atualizada de um megaterremoto na Fossa de Nankai não é afetada pelo forte terremoto ocorrido segunda-feira na província de Miyazaki, da região sudoeste do país, ou por outro forte terremoto que sacudiu a região em agosto.
Segundo a comissão, a possibilidade continuará a aumentar até que venha a ocorrer o aguardado megaterremoto.
Em 2013, quando foram iniciados os cálculos sobre um megaterremoto na Fossa de Nankai, o risco era estimado entre 60% e 70%. Em 2014, foi aumentado para cerca de 70% e, em 2018, para de 70% a 80%.
FONTE: NHK PORTUGUES