Vereadores participam do lançamento de programa que visa zerar filas da Saúde
ereadores participaram nesta terça-feira, dia 21, do lançamento do programa “Ganha Tempo da Saúde/Zera Fila”, que tem o objetivo de atender a população que aguarda há anos por atendimento médico especializado, como consultas, exames e cirurgias em Marília. O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) anunciou R$ 9 milhões para os atendimentos, sendo que R$ 800 mil serão utilizados para próteses, órteses e outros equipamentos. O chefe do Executivo estava acompanhado do vice, Rogério Alexandre da Graça, Rogerinho (PP), e de secretários, como Paloma Libanio, da Saúde.
“Estamos animados e trabalhando muito, focados em entregar aquilo que foi pactuado com a população. Todos estão integrados em um mesmo propósito. Enfrentaremos os desafios e iremos vencê-los, sobretudo para sobrar recursos para o povo. E a Câmara é fundamental para avançarmos e ajudarmos a população”, destacou o prefeito Vinicius Camarinha.
Atualmente, Marília tem 10,3 mil que aguardam por atendimento na área de oftalmologia, 10,2 mil em ortopedia, 5,1 mil em neurologia, 5,3 mil em otorrinolaringologia, 5,7 mil em psiquiatria e psicologia, além de 3,7 mil que esperam por endoscopia, 9 mil por ultrassonografia e 13,5 mil um exame simples de raio-x.
O presidente do Legislativo, Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), ressaltou que a saúde é tratada como pauta prioritária da Casa. “E a Câmara é um ponto importante de apoio nessa transformação que vem ocorrendo. Com este programa, aqueles que estão há anos em filas terão atendimento. O Legislativo vai estar junto nesta grande frente de batalha, priorizando a saúde e os que mais precisam. Estamos acompanhando este grande salto que Marília está dando”.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, o atendimento do mutirão começa já no dia 28, no ambulatório de ortopedia, com consultas, exames e procedimentos. “Marília volta a dar dignidade à população. É um desafio enorme, gigante e queremos informar que a confirmação das consultas está sendo feita pelos agentes comunitários e também por WhatsApp, já que estamos iniciando a informatização da Saúde”.
Apoio da Casa de Leis ao programa municipal foi ratificado com a presença dos vereadores no lançamento. Entre os que estavam presentes, além do presidente, Vânia Ramos (Republicanos), Fabiana Camarinha (Podemos), Rossana Camacho (PSD), Guilherme Fernandes dos Reis, Guilherme Burcão (DC), Thiago de Souza Vasconcelos, Thiaguinho (PP), Luis Antonio Coneglian, Chico do Açougue (Avante), Élio Ajeka (PP), Galdino Luiz Ramos Junior, Professor Galdino (Cidadania), Wellington Corredato, Batata (PP), e Wilson Damasceno (PL).