Janela Para o JapãoNotícias

Japão pede toque de recolher em bases dos EUA para conter coronavírus

O ministro das Relações Exteriores, Yoshimasa Hayashi, pediu nesta quinta-feira (6) ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, que imponha toques de recolher nas bases do país no Japão, após uma recente onda de infecções por coronavírus entre os militares norte-americanos, informou o governo, publicou a Kyodo News.

Anteriormente, Hayashi solicitou a Blinken que os membros do serviço militar dos EUA fossem impedidos de deixar a base, disse o secretário-chefe de Gabinete, Hirokazu Matsuno, a repórteres.

As bases militares no Japão introduziram medidas mais rígidas nesta quinta-feira diante da grande preocupação do governo japonês com o surto.

As Forças dos EUA no Japão disseram que estão “estabelecendo medidas de mitigação mais rigorosas em um esforço adicional para prevenir a transmissão do vírus”.

As medidas incluem exigir que os militares dos EUA usem máscaras fora da base e a obrigatoriedade de testes mais rígidos, segundo comunicado à imprensa.

Matsuno disse que o governo japonês está “gravemente preocupado” com as infecções por COVID nas bases dos EUA.

A província de Okinawa, sede de 70% das instalações militares dos EUA no Japão, lidera o país em novas infecções e solicitou medidas quase emergenciais do governo central nesta quinta-feira.

O Japão suspendeu a entrada de quase todos os viajantes estrangeiros no final de novembro, depois que a Ômicron foi considerada uma variante de preocupação pela Organização Mundial de Saúde.

Mas os militares dos EUA conseguiram mover funcionários para dentro e para fora do país sob um regime separado de testes e quarentena, e as preocupações transmissão do vírus para o público em geral irritaram os residentes próximos às bases.

Os novos casos de COVID-19 mais que dobraram em Okinawa na quarta-feira (5) em relação ao dia anterior em um aumento que o governador Denny Tamaki disse ser o resultado da Ômicron.

A base do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA na província de Yamaguchi informou que descobriu 115 novos casos na quarta-feira, somando-se aos 182 no dia anterior.

FONTE : ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *