SINDIMMAR reivindica pagamento do novo piso do magistério de 2025
O SINDIMMAR (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília) protocolou um requerimento solicitando o pagamento do Piso do Magistério de 2025. Essa questão foi tratada na reunião do SINDIMMAR com a secretária municipal da Educação, Cilmara Carreiro e, depois, reafirmado no encontro com o secretário de Administração, Cesar Fiala.
Na ocasião foi discutida a implementação do reajuste salarial para os professores municipais, no valor de R$ 4.867,77, conforme anunciado pelo MEC (Ministério da Educação). O reajuste de 6,27% foi anunciado pelo ministro Camilo Santana (PT) e vale para todos os professores da educação básica do Brasil.
A secretária adjunta da Educação, Cláudia Maria Barbato, informou à direção do SINDIMMAR que o município tem recursos disponíveis para cumprir com o pagamento do Piso do Magitério, cabendo às secretarias de Administração e Fazenda dar os esclarecimentos em relação ao cumprimento da legislação.
O reajuste salarial é previsto na Lei do Magistério de 2008 e tem efeitos a partir de 1º de janeiro. O novo piso salarial se aplica a professores que atuam em jornadas de 40 horas semanais. A administração municipal de Marília informou que está conduzindo estudos técnicos para viabilizar a implementação do reajuste, que exige um equilíbrio entre despesas e receitas públicas.
Município estuda
A Prefeitura de Marília conta com cerca de 2,5 mil professores e, segundo a administração, está comprometida em analisar a viabilidade financeira da implementação do novo piso salarial. O aumento proposto pelo MEC supera os índices de inflação registrados em 2024, com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulando alta de 4,77% e o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) fechando em 4,83%.
Enquanto aguardam um posicionamento oficial, os professores esperam que a administração municipal apresente um plano detalhado para assegurar o pagamento do reajuste, conforme determina a legislação federal.
A presidenta do SINDIMMAR, Vanilda Gonçalves de Lima, destacou que é importante o cumprimento do piso salarial, para garantir os direitos dos(as) professores(as) da rede municipal de ensino. “Se o Governo Federal já anunciou o reajuste, acreditamos que o município vai cumprir com o que prevê a legislação, concedendo aos(às) profissionais da educação o valor que é devido”, ressaltou.