Hokkaido registra quedas de neve sem precedentes, em meio à previsão de mais nevadas em todo o Japão
Partes da província de Hokkaido, no norte do Japão, receberam quedas de neve sem precedentes nas últimas horas, em consequência de um sistema de baixa pressão atmosférica que se desenvolve rapidamente em todo o país.
A Agência de Meteorologia do Japão diz que uma forte massa de ar frio está fluindo, enquanto o sistema de baixa pressão no oeste de Hokkaido se move em direção ao norte. Essas condições levaram ao desenvolvimento de nuvens de neve nas áreas costeiras do Pacífico em Hokkaido.
No período de 12 horas até as 8h00 de terça-feira, caíram 112 cm de neve na cidade de Obihiro, e 105 cm na cidade de Memuro, registrando as maiores quantidades nessas cidades desde que os dados começaram a ser compilados.
As áreas costeiras ao longo do Mar do Japão enfrentam nevascas, com o aumento dos ventos.
As autoridades preveem a chegada da massa de ar mais fria da temporada, e a província de Niigata e a região de Hokuriku poderão ter mais neve.
Também existe a possibilidade de intensas nevadas em partes baixas das regiões de Kyushu e Shikoku, onde raramente neva.
Ventos fortes acompanhados de neve, bem como condições de mares agitados, são previstos em algumas partes do país.
A agência meteorológica está alertando sobre intensas nevadas, tempestades de neve e ondas altas, e exorta as pessoas a tomar cuidado com cortes de energia, quedas de árvores e avalanches. Também aconselha a ter cuidado contra raios e rajadas de vento, incluindo tornados, uma vez que as condições atmosféricas devem estar muito instáveis em algumas áreas.
Autoridades dizem que a onda de frio durará cerca de uma semana.
Na segunda-feira, as autoridades emitiram uma declaração de emergência pedindo às pessoas que se abstenham de fazer saídas não necessárias, levando em conta a previsão de fortes nevascas. Elas alertaram também que a neve poderá paralisar o tráfego rodoviário e causar atrasos e cancelamentos significativos nos serviços de transporte público.
FONTE: NHK PORTUGUES