Nevasca no Japão: 500 acidentes em Tokai, apagão, acidentes e preso
O segundo pico da nevasca no Japão passou, mas deixou marcas, como os mais de 500 acidentes notificados na região Tokai, no sábado (8). A maioria foi de derrapagens de veículos em Aichi, Gifu e Mie, incluindo 6 na cidade de Nagoia, além de pessoas que escorregaram nas calçadas.
E não é para menos, pois até a tarde de sábado, as cidades da província de Mie, tiveram acúmulos impressionantes, como 25 cm em Inabe, 20 cm em Yokkaichi ou 4 cm em Suzuka. Na cidade de Nagoia o registro foi de 1 cm, e 10 cm na cidade de Gifu.
Cidade de Yokkaichi, Mie, toda branca (CTV/NTV)
Apagão, acidente e templo maquiado em Kansai
Kinkakuji (Kyoto Shimbun)
Na região Kansai, a província de Shiga teve acúmulos de neve muito elevados até domingo (9), com engavetamento e paralisação de 9 veículos na cidade de Otsu, por volta das 23h50 de sexta-feira (7).
Por volta da 0h26 de sábado, com todo o frio, 12.820 pontos tiveram apagão na cidade de Nagahama (Shiga). Teve pontos da cidade cujo acúmulo chegou a 87 centímetros.
Por outro lado, os turistas puderam se encantar com o Kinkakuji (Templo Dourado), na cidade de Quioto, todo maquiado de branco, na manhã de sábado, por causa dos flocos que começaram a cair na noite anterior. A cidade teve um acúmulo de 10 centímetros.
Nevasca causa acúmulo de 6 metros
Acúmulo impressionante de neve (NTV)
Nas províncias de Fukui e Ishikawa, da região Hokuriku, a forte nevasca foi uma das piores dos últimos anos. Na rodovia nacional 157, na cidade de Hakusan (Ishikawa) formou-se uma montanha de neve com 4,92 metros de altura até o fim da tarde de sexta-feira, portanto, no dia seguinte passou de 6 metros.
Bebeu por causa do frio e é preso
Na noite de sexta-feira (7), por volta das 20h45, a polícia recebeu uma denúncia de um caminhão trafegando na contramão. O que encontrou foi um motorista alcoolizado perto da PA Tokumitsu, na via expressa Hokuriku. O motorista residente em Kanazawa (Ishikawa) foi preso.
Cuidados a partir de segunda-feira, em parte do Japão

Fortes ventos acompanhados de neve devem soprar no norte e leste do Japão até segunda-feira (11), além das ondas elevadas em toda a costa do país.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) está pedindo às pessoas que tomem cuidado com os impactos do acúmulo de neve, pois as calçadas e vias públicas estão com uma camada de gelo, o que aumenta o risco de queda de pedestres e derrapagens dos veículos. Além disso, é preciso tomar cuidado com avalanches e quedas de energia.
Para quem vive nas províncias banhadas pelo Mar do Japão ainda não podem baixar a guarda pois continua nevando. Veja o mapa da queda de neve em tempo real, da AMJ.
FONTE:PORTAL MIE