Balneário Camboriú Matsuri atrai mais de 22 mil visitantes e já tem data para 2026
Balneário Camboriú Matsuri atrai mais de 22 mil visitantes e já tem data para 2026
Festival de cultura e gastronomia japonesa agitou o Expocentro Balneário Camboriú de 7 a 9 de fevereiro, com shows, oficinas e culinária típica
Um fim de semana de muita dança, música, oficinas culturais e o melhor da culinária japonesa. Assim foi a primeira edição do Balneário Camboriú Matsuri, que atraiu mais de 22 mil pessoas ao Expocentro Balneário Camboriú, entre os dias 7 e 9 de fevereiro. O sucesso foi tanto que a segunda edição já está confirmada para os dias 6, 7 e 8 de fevereiro de 2026, com muitas novidades.
O evento reuniu grandes nomes da cultura japonesa no Brasil, como os cantores Karen Ito e Joe Hirata. Apresentações de cultura pop, como o show Tokusatsu Music de Diogo Myahara, celebrando temas musicais icônicos de heróis japoneses como Jaspion e Jiraya, enquanto a Otaku’s Band trouxe os clássicos das anime songs. E ainda apresentação de grupos de taiko com os grupos Hibikidaiko, de Itajaí, Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Wakaba Taiko, ambos de Curitiba e o grupo Shyudaiko, de Joinville.

Os visitantes puderam participar de oficinas gratuitas de oshibana (flores, frutas e folhas prensadas e desidratadas), ikebana (arranjo floral), e shuji (caligrafia japonesa), origami, mangá e furoshiku (técnica que usa tecidos para embalar ou levar produtos).
“O evento foi espetacular, superou minhas expectativas em relação à recepção do público de Balneário Camboriú. Foram três dias maravilhosos, vimos estampado no rosto dos visitantes uma emoção muito grande de vivenciar a cultura japonesa mais de perto”, comemora Sergio Takao , organizador do festival.

Para o ano que vem, a ideia é dobrar a área do evento, trazendo ainda mais atrações e atividades para o público. “Queremos oferecer mais conforto aos visitantes e trazer mais atrações, como algumas realidades virtuais modernas do Japão, cerimônia do chá, uma área para artes marciais. Tem muito para crescer e para divulgar a cultura japonesa em Santa Catarina”, afirma Takao.
O festival celebrou a cultura japonesa e fortaleceu os laços entre Brasil e Japão, que neste ano comemorou os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

O evento é uma realização da Tasa Eventos, com apoio do Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e FANSC- Federação das Associações Nikkeys de Santa Catarina, Prefeitura de Balneário Camboriú e Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

Concurso Cosplay reuniu 120 candidatos
Além das diversas atrações durante o Balneário Camboriú Matsuri, o festival também abrigou um concurso de cosplay que atraiu 120 concorrentes nos dois dias de evento. Os participantes foram avaliados nos critérios de figurino (fidelidade ao personagem original) e presença de palco, com desfile performático. Os três primeiros lugares ganharam prêmios em dinheiro. A organização do concurso ficou a cargo da empresa Cosplay Art de São Paulo.
Confira os vencedores do concurso de cosplay
Sábado
1o. Ash (Joinville/SC) como Melzahar (League of Legends)
2o. Kai Dragoon (Curitiba/PR) como Sesshoumaru (Inuyasha)
3o. Stefy (Joinville/SC) como Ahri Noturna (League of Legends)
Domingo
1o. Snow Cxndy (Joinville/SC) como Yae Miko (Genshin Impact)
2o. Homem de Ferro de BC (Balneário Camboriú/SC) como Homem de Ferro (Os Vingadores)
3o. André Rizzo (Balneário Camboriú/SC) como Adão (Hazbin Hotel)
