Homem cai em golpe de ‘fraude especial’ e perde cerca de ¥320 milhões
Um homem na faixa dos 50 anos de idade foi vítima da chamada fraude especial, na qual perdeu cerca de 320 milhões de ienes, na cidade de Yokohama (Kanagawa). O prejuízo é considerado o maior na província neste tipo de crime.
A polícia informou na segunda-feira (17) que o crime ocorreu no dia 24 de janeiro do ano passado, quando o homem recebeu um telefonema de alguém que dizia ser de uma empresa de telecomunicações, segundo o Sankei.
O criminoso do outro lado da linha disse: “Você tem um pagamento pendente de longa data por serviços de informação.”
Depois, homens se passando por funcionários de um Centro de Segurança Cibernética, alegando ser ligado ao governo, falaram para a vítima: “Seu celular está sendo usado como plataforma para ataques cibernéticos.”
O criminoso então pediu que o homem fizesse depósitos para pagamento de um suposto processo civil.
O homem então enviou pelo correio um total de aproximadamente 290 milhões em dinheiro para um local designado.
Ele também transferiu um total de 27 milhões de ienes para uma conta designada e ainda forneceu o valor de 1,4 milhão de ienes em dinheiro eletrônico.
Segundo a polícia, para conseguir todo dinheiro exigido pelos criminosos, ele vendeu propriedades.
Foto: iStockphoto
Alerta de Fraude