Zoonoses é o setor que trabalha para prevenir doenças quepodem ser transmitidas por animais aos seres humanos
A Vigilância Ambiental, conhecida por Divisão de Zoonoses, ligada à Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Marília, é o setor que trabalha para proteger a saúde das pessoas, prevenindo doenças que podem ser transmitidas por animais aos seres humanos, como raiva, dengue, chikungunya e zika.
O foco é evitar e combater a transmissão dessas doenças, através de vacinação e prevenção, controle de vetores, educação e fiscalização.
A vacinação e prevenção ajudam a evitar doenças como a raiva em cães e gatos. Já o controle de vetores combate mosquitos, como o Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.
A educação e fiscalização orientam a população sobre formas de prevenção, monitora os casos suspeitos e positivos de doenças zoonóticas e fiscaliza os imóveis do município com situações que geram risco para proliferação de vetores e animais peçonhentos, como escorpiões.
O trabalho da Zoonoses reduz os riscos de epidemias, protege a saúde da comunidade e evita que doenças se espalhem.
A enfermeira da Divisão de Zoonoses, Vivian Martinelli Funai, explica que frenquentemente ocorre a confusão do trabalho do setor de Zoonoses e controle vetorial com o bem-estar animal.
“A Zoonoses atua na prevenção e controle de doenças que podem afetar os seres humanos, enquanto o bem-estar animal está ligado à proteção e cuidados com os animais”, disse a enfermeira.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libano, elogiou o setor. “A nossa Zoonoses é muito atuante e vem realizando um grande trabalho em nosso município. Só temos que agradecer a todos os profissionais pelo empenho e dedicação que mostram em todas as ações de prevenção e combate que são realizadas em todas as regiões da cidade,”
EQUIPE
A equipe do setor conta com diversos profissionais, como enfermeira, supervisores de saúde, agentes de controle de endemias, agentes de controle de zoonoses, médicos veterinários, assistentes administrativos, agentes operacionais de serviços e motoristas.
A sede da Vigilância Ambiental/Divisão de Zoonoses fica na rua Sargento Ananias de Oliveira, número 966, esquina com a rua Paraná, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 9 8195-0202.